sábado, fevereiro 28, 2009

Pós-graduação em gestão da comunicação

As áreas de media e entretenimento vão ser alvo de uma pós-graduação "pioneira" em Portugal que pretende focar os alunos na parte empresarial da comunicação como forma de inovar os modelos de gestão do sector.

A pós-graduação arranca a 20 de Março na Universidade Católica Portuguesa (UCP), em Lisboa, e é coordenada pelos investigadores Paulo Faustino e Rogério Santos.

"Apesar de haver alguns estudos publicados na área, esta pós-graduação pretende suprimir uma lacuna de mercado na oferta deste tipo de formação", explicou à Lusa o também professor de economia e gestão dos media Paulo Faustino.

Sublinhando tratar-se de uma pós-graduação "pioneira" em Portugal pela "introdução académica da parte económica e empresarial da actividade da comunicação", Paulo Faustino lembra que o actual cenário de crise na indústria levanta diversas questões de adaptação de novas formas de negócio.

"A questão-chave que a actual crise levanta é o acelerar de um pensamento sobre como desenvolver um novo modelo de negócio menos dependente da publicidade", defendeu o investigador.

Uma das soluções para superar a crise é, segundo avançou, definir as empresas de media e entretenimento "como produtoras de conteúdos" mas também "como disseminadoras desses conteúdos, o que pode passar por organização de conferências, acções de merchandising ou eventos".

Paulo Faustino não vê um fim próximo para a actual crise do mercado da comunicação e, por isso, "ao invés de fazer previsões prefere pensar na forma como esta crise pode induzir os meios de comunicação social a inovar os seus modelos de gestão".

De entre os candidatos até ao momento encontram-se redactores de órgãos de comunicação social, pessoas ligadas à gestão de empresas bem como recém-licenciados que pretendem prosseguir estudos sobre a indústria da comunicação.

O curso - cujo projecto foi nasceu durante a 8ª Conferência Mundial de Economia e Gestão dos Media, realizada na UCP em de Maio de 2008 - faz parte de um "modelo estratégico" da universidade, que tem ainda um "conjunto de outros projectos a ser desenvolvidos na área", adiantou Paulo Faustino.

As aulas serão apresentadas por docentes nacionais mas também por especialistas nacionais e internacionais na área como o cice-presidente da comissão executiva da Impresa, Pedro Norton, o administrador da Sojormedia/Grupo Lena Francisco Santos, o administrador da produtora Música no Coração Luís Montez ou o pivot da TVI Pedro Pinto.

Além deste nomes contam-se ainda especialistas internacionais como o director do International Journal of Media Management, Alan Albarran, o professor de jornalismo da Faculdade de Ciências da Informação na Universidade Complutense de Madrid, Fernando Miguel Peinado e o perito em economia dos media Robert Picard.

"Estes são alguns dos docentes convidados pela sua experiência em projectos académicos similares a nível internacional", concluiu o coordenador da pós-graduação.

Sem comentários: