sábado, fevereiro 28, 2009

E então Hugo Chávez não vem?
- Será por culpa do Magalhães?

O partido do presidente venezuelano Hugo Chávez não consta da lista de convidados internacionais presentes no XVI Congresso do PS português que decorre em Espinho. Que pena! Mas não faltam ilustres correligionários, como é o caso do MPLA.

Cá para mim e à socapa (como é timbre da equipa de Sócrates) Hugo Chávez vai ser o representante especial do primeiro-ministro de Portugal na reunião de líderes da União Europeia, que vai decorrer amanhã, em Bruxelas...

A presença de convidados internacionais é uma das mais significativas da história do PS, como destacou o presidente do partido, Almeida Santos, mas o Partido Socialista Unido da Venezuela, de Hugo Chávez, não se fez representar em Espinho, apesar de ter sido oficialmente convidado.

Marcam presença no congresso de Espinho representantes de Angola, Brasil, Bulgária, Cabo Verde, China, Espanha, França, Grécia, Guiné-Bissau, Holanda, Itália, Marrocos, Polónia, S. Tomé e Príncipe, Suécia, Tunísia, Turquia e Ucrânia.

Não sei qual foi a razão para o PS do Burkina Faso estar ausente. Vou indagar. Talvez Augusto Santos Silva explique a razão da ausência. Se calhar, digo eu, quando ouviram falar em “malhar” resolveram ficar em casa.

A delegação chinesa é a mais numerosa, com o Comité Central do Partido Comunista Chinês a fazer-se representar pelo director do Centro de Investigações de Documentos, Leng Rong, a sub-directora geral do Departamento Internacional, Yu Xiaoxuan, o sub-chefe de Divisão do Centro de Investigações de Documentos, Wang Jianwu, e o sub-Chefe de Divisão do Departamento Internacional, Ouyang Xuemei. Também o Primeiro Secretário da Embaixada, Hao Qingzhu, integra a delegação chinesa.

O MPLA angolano está representado pelo Secretário Internacional, Paulo Teixeira Jorge e pelo Chefe da Divisão do Departamento de Relações Internacionais, Manuel Pedro Chaves.

Do Brasil marcam presença o Secretário-Geral do PDT, Manoel Dias, e o Representante do PT em Portugal, Manuel Andrade. Cabo Verde marcará presença através Secretário Internacional do PAICV e Ministro do Ambiente, José Maria Veiga, e pelo Representante do PAICV em Portugal, Joaquim Neves.

Ainda na área dos países lusófonos o destaque vai para a presença de Joaquim Rafael Branco, presidente do MLSTP/PSD e primeiro-ministro de São Tomé e Princípe.

Diz-me quem convidas e saberei em quem votar.

Sem comentários: