domingo, fevereiro 01, 2009

Estados Unidos de África

A Cimeira da União Africana (UA) em Adis Abeba decidiu hoje a criação dos "Estados Unidos de África" com um governo comum, similar ao modelo da União Europeia, afirmou o presidente da Tanzânia, Jakaya Kikwete.

Vinte governantes africanos reunidos na capital etíope, onde hoje começou a reunião, cujas sessões plenárias decorrem na segunda e terça-feira, decidiram avançar de forma gradual para este objectivo, disse Kikewet, actualmente presidente em exercício da UA.

"Decidimos transformar a Comissão da UA numa Autoridade da UA, como etapa para um Governo da União Africana", disse Kikwete, explicando que o órgão executivo da organização pan-africana terá maiores competências.

"A Autoridade da UA terá um mandato maior e mais orçamento, e o actual presidente da Comissão, Jean Ping, tornar-se-á no líder da nova autoridade", acrescentou o governante tanzaniano.

O presidente em exercício da UA adiantou ainda que irá informar as autoridades etíopes sobre a transformação, "pois estamos já próximo de um Governo da UA".

http://www.petitiononline.com/pelojn/petition.html

1 comentário:

ELCAlmeida disse...

Kadafi tudo faz para estar no cimo da onda. Há muito que ele quer os EUAfrica mas desde que seja ele o líder.
o que vale é que Angola já foi dizendo que ainda há muito que solidificar a nível regional.
Ainda assim, e como a presidência rotativa da UA vai para o Magreb, Kadafi quer ser eleito o presidente em exercício. Só que a Líbeia é do Mashref e não do Magreb o que cheira a maka da grossa à vista.
Kandandu
Eugénio Almeida