sábado, fevereiro 21, 2009

Chávez amigo, Sócrates está contigo

O Partido Socialista de Portugal convidou o líder do Partido Socialista Unido da Venezuela, Hugo Chávez, para assistir ao Congresso que arranca na próxima sexta-feira, em Espinho.

Penso que o PS fez muito bem em convidar o democrata Chávez. Creio, aliás, que irá convidar igualmente outros democratas amigos de José Sócrates, como Muammar Kadhafi, José Eduardo dos Santos e – quem sabe? – Robert Mugabe.

A notícia faz manchete na edição de hoje do jornal Sol. O semanário refere que o convite ainda não teve resposta. É a primeira vez que o PS faz semelhante convite. Os socialistas justificam o convite com o relacionamento estreito que existe com a Venezuela.

E, de facto, são tantas as semelhanças que faz todo o sentido.

Segundo o advogado Hermán Escarrá, “há vários presos políticos, presos pessoais e presos por capricho do regime instaurado na Venezuela, e cujo titular e responsável é o cidadão Hugo Rafael Chávez Frías”.

Ainda de acordo com o advogado, na Venezuela há “ausência do Estado de Direito, violações permanentes da Constituição, nulas garantias democráticas, violação generalizada dos Direitos Humanos, concentração do poder na figura presidencial e nula autonomia e independência dos Poderes Públicos”.

Como se vê, os amigos são para as ociasiões. E já lá vai o tempo em que o mesmo José Sócrates, chamou “radical e populista” ao agora seu amigo do peito, Hugo Chávez.

Mudam-se os tempos...

Sem comentários: