segunda-feira, fevereiro 23, 2009

E o resto são cantigas para embalar
a CPLP, o Felino e utopias similares

A Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) realiza desde hoje, em Cabo Ledo, província angolana do Bengo, exercícios militares conjuntos que têm como objectivo a preparação de uma brigada de manutenção de paz em África. E o resto são cantigas.

Participam nos exercícios “Golfinho Fase I - Mapex”, 250 militares, concentrados na unidade dos Comandos das Forças Armadas de Angola, em Cabo Ledo.

As manobras vão ter a duração de uma semana e têm como objectivo preparar a brigada especial da SADC para operações de manutenção da paz, no âmbito da força de alerta da União Africana.

Na cerimónia de abertura, o vice-chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas Angolanas, general Geraldo Sachipengo “Nunda”, disse que as manobras permitirão “testar a operacionalidade” da Brigada em Estado de Alerta, no quadro da sua missão de observação e controlo, apoio à pacificação, intervenção num estado-membro, tendo em vista a restauração da paz e a segurança e na prevenção de eventuais conflitos.

“Não nos devemos limitar aos resultados alcançados mas sim, com afinco e rigor, estabelecer relações de cooperação e de solidariedade cada vez mais abrangentes, com vista ao alcance e preservação dos interesses e objectivos comuns que estiveram na base da criação da brigada em estado de alerta da comunidade regional”, salientou o oficial angolano.

Por seu lado, o chefe do exercício “Golfinho Fase I - Mapex”, Matthendele Moses Dlamini, anunciou que a Brigada em Estado de Alerta da SADC está preparada para intervir na República Democrática do Congo (RDC) e Madagáscar, “para ajudar a restaurar a paz nesses países”.

Segundo Dlamini, “a Brigada em Estado de Alerta da região deve funcionar como elemento importante na pacificação dos Estados de África”.

O exercício Golfinho com componentes militar, policial e civil, prevê três fases. A primeira é a preparação, a planificação e o exercício no mapa de Angola.

A segunda inclui um exercício de posto de comando, a decorrer em Moçambique e a terceira corresponde à combinação entre os dois exercícios anteriores, com homens no terreno, a realizar-se na África do Sul.

Participam no exercício militar, Angola, África do Sul, Botsuana, Lesoto, Ilhas Maurícias, Moçambique, Malaui, Madagáscar, Namíbia, RDCongo, Congo/Brazzaville, Suazilândia, Zimbabué e Zâmbia.

Sem comentários: