sábado, julho 28, 2012

As anteriores promessas eleitorais do MPLA




O MPLA apresentou no dia 11 de Julho de 2008, em Luanda, a sua proposta de Programa de Governo 2009-2012 e o manifesto para as eleições legislativas desse ano (Setembro), em que avultavam como objectivos um crescimento económico sustentado e a afirmação internacional de Angola.

O Programa de Governo do MPLA e o seu manifesto eleitoral, apresentados em cerimónia no complexo turístico Futungo II, arredores de Luanda, regiam-se pelo lema "O Caminho Seguro Para uma Angola Melhor".

O Presidente angolano, José Eduardo dos Santos, indicou que a partir desse dia (11 de Julho de 2008) as estruturas do MPLA deviam começar a apresentar publicamente a proposta de Programa de Governo e do seu manifesto eleitoral, com "ampla e activa" participação de todos os militantes e cidadãos que se revêem nos seus ideais, afirmou o vice-presidente do Movimento Popular de Libertação de Angola, Pitra Neto.

"Demos hoje início ao um ciclo muito importante no quadro das tarefas preparatórias do nosso partido para o início da fase final da batalha, com vista a conquistarmos com êxito, de forma clara, transparente, participativa e com muita realidade, os próximos desafios que se avizinham", salientou então Pitra Neto.

Com a apresentação, começava "uma caminhada que queremos de grande êxito, muito trabalhosa e sobretudo, com a lucidez, humildade e o empenho que caracterizam a forma de ser, de estar e de fazer do nosso partido", no poder em Angola desde 1975, frisou acrescentando que o MPLA quer igualmente o reforço da democracia e da capacidade institucional para a "satisfação das aspirações do povo".

O manifesto eleitoral compreendia uma versão reduzida do Programa de Governo.

Entre os objectivos traçados pelo MPLA para a governação entre 2009 e 2012, o partido garantia crescimento da economia do país de forma sustentada, a melhoria da qualidade de vida dos angolanos e o reforço do posicionamento de Angola no contexto internacional. Ao nível político, destacavam-se os objectivos de melhorar a governação e consolidação e estabilização política do país.

O então secretário do MPLA para a Política Económica e Social, Manuel Nunes Júnior, defendeu que o programa do partido era  "tecnicamente rigoroso, abrangente, consistente e coerente, que demonstrava claramente as opções estratégicas do país para a próxima legislatura".

"Temos conhecimento, temos experiência, patriotismo. Terminamos como começamos, transformando o MPLA num partido moderno e dinâmico, com enorme capacidade de acompanhar as mudanças que ocorrem na sociedade angolana e no mundo", anotou Manuel Nunes Júnior

Por mim, quatro anos depois destes promessas, só peço aos angolanos que olhem para o lado, se lembrem que o MPLA está no poder desde 1975, e tirem as suas conclusões. Eu já tirei as minhas: Angola tem de mudar.

Sem comentários: