quinta-feira, julho 26, 2012

Dê lá uma ajudinha ao sogro!




O Governo português aprovou hoje a venda das acções representativas da totalidade do capital social da Atlântico - Pavilhão Multiusos de Lisboa, em conjunto com o Pavilhão Atlântico, ao agrupamento Arena Atlântico de Luís Montez, por 21,2 milhões de euros.

E como o cu nada tem a ver com as calças, Luís Montez tem, segundo relatos da imprensa ainda não domesticada, “pelo menos, 13 processos de execução pendentes e a sua empresa, Música no Coração, é considerada de “risco comercial elevado” e de “crédito não recomendado”.

A simbiose apenas mostra que, afinal, Portugal continua a dar provas ao mundo, como gosta de salientar o sogro de Luís Montez (ou seja, Cavaco Silva), de uma enorme credibilidade. Eu acrescentaria, honorabilidade, equidade, moralidade etc.

Em comunicado, o executivo de Passos Coelho refere que "a escolha do candidato à compra do Pavilhão Atlântico foi precedida de uma fase de negociações que teve como objectivo tornar as propostas apresentadas mais competitivas e, consequentemente, potenciar os fins delineados para a transacção".

O candidato vencedor destacou-se, de acordo com o executivo, em particular, pelo "maior preço e demais condições financeiras que permitem a maximização do encaixe financeiro".

O Governo fez saber que queria ver acautelado o carácter cultural do espaço, com "uma programação atractiva, variada e culturalmente relevante" e que continue a ser um "polo dinamizador da economia local e nacional".

O potencial comprador teria ainda de apresentar um plano de negócios para quatro anos que incluísse investimento, financiamento e acautelasse condições para os trabalhadores.

E como todos sabem, para além de ser um genro que até ajuda o sogro que tem uma parca reforma, Luís Montez é um impoluto empresário que, exactamente por isso, nunca aceitaria qualquer tratamento privilegiado por ser familiar de quem é.

Dois meses depois da nacionalização do banco, Luís Montez foi chamado ao BPN para pagar 260 mil euros de uma conta caucionada e de uma livrança. Já nessa altura, o empresário recusou em declarações à revista "Sábado" ter sido privilegiado. "Foi proposta à Música no Coração a transferência para um outro produto de modo a proceder à amortização do montante utilizado, o que foi aceite", referiu na altura Luis Montez.

Ainda em abono da credibilidade, diga-se, citando o Correio da Manhã, que o empresário (já tinha dito que é genro do Presidente da República, Cavaco Silva?) apresentou uma certidão passada pelo serviço de Finanças Lisboa-10, que refere que a empresa tem a sua situação tributária regularizada, mas a verdade é que na lista de processos activos consta uma dívida de 421 mil euros, a que acresce 66 mil euros de juros de mora e mais de três mil euros de custas.

Diga-se também que a empresa de Luís Montez aderiu ao Plano Mateus e que está a pagar várias dívidas fiscais do passado ao abrigo desse regime, “nunca tendo falhado uma prestação”.

Sem comentários: