quinta-feira, julho 26, 2012

Urge reeducar os portugueses




Dois activistas chineses foram enviados para um campo de trabalho por terem participado na marcha pró-democracia realizada a 1 de Julho, em Hong Kong, e noutros protestos.

É uma boa estratégia que, pelos casos conhecidos, dá sempre bons resultados, basta ver o nobre exemplo que também nesta matéria chega de Angola. Portugal deveria, aliás, adoptar a regra e até criar um ministério dedicado à educação patriótica.

De frequência obrigatória, eventualmente com equivalência bolonhesa dada pela Universidade Lusófona, seria uma boa forma de evitar que – em Portugal, por exemplo – os energúmenos andassem por aí a vaiar o primeiro-ministro e o presidente da República.

Esta foi a primeira vez que Pequim puniu activistas envolvidos em manifestações na antiga colónia britânica, onde a lei garante a liberdade de expressão e reunião, de acordo com a edição do jornal em língua inglesa South China Morning Post.

Alguma vez teria de acontecer. E essa alusão à lei, seja em Angola ou no protectorado angolano de Portugal, é apenas uma forma de tapar, à noite, o sol com uma peneira.

O grupo de defesa dos direitos humanos "União dos Direitos dos Povos da China", com sede em Hong Kong, disse que Song Ningsheng, de 44 anos, e Zeng Jiuzi, de 53 anos, foram julgados pela polícia e sentenciados a 14 meses num campo de trabalho depois de terem participado na manifestação de 1 de Julho.

Os indivíduos foram igualmente acusados de fazerem petições em Pequim nos dias 9 e 11 de Julho. Nem mais. Isso de fazer petições só atrapalha todos aqueles governos que estão, citando Passos Coelho, no bom caminho e que  - como em Portugal – são atazanados com essas mariquices dos que julgam ter os mesmos direitos dos que são donos dos países.

O protesto de 1 de Julho desafiou a nova liderança da Região de Hong Kong e evidenciou o desagrado popular após 15 anos sob administração chinesa. A organização da manifestação estimou uma participação de 400 mil pessoas (63 mil de acordo com a polícia), a maior dos últimos oito anos e que registou quase o dobro dos participantes do ano passado.

A manifestação na antiga colónia britânica teve lugar depois de Leung Chun-ying, conotado com as autoridades comunistas chinesas, ter sido empossado chefe do Executivo de Hong Kong na presença do presidente chinês Hu Jintao.

Em síntese e no que ao reino lusófono respeita, a lição a reter é que urge reeducar os portugueses nos princípios patrióticos definidos pela dupla Passos Coelho/Miguel Relvas, talvez recriando para os mais novos a MPSD (Mocidade do PSD) e para os outros a Política Interna de Defesa do Estado (PIDE).

Sem comentários: