sábado, julho 14, 2012

Para a CPLP há golpistas bons e maus


A Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) descobriu agora que, no caso da Guiné-Bissau, há filhos e enteados, há golpistas bons e golpistas maus.

Assim, a CPLP indicou (como se tivesse competências legais para isso) o primeiro-ministro, Carlos Gomes Júnior, e o presidente da República, Raimundo Pereira, ambos depostos a 12 de Abril por um golpe militar, para representarem o país na cimeira da organização lusófona, a ter lugar a 20 de Julho, em Moçambique.

Isto porque, segundo a CPLP, estes golpistas não têm legitimidade. Quando Nino Vieira, por exemplo, chegou ao poder por um golpe de Estado… a coisa foi diferente. Numa organização, que mais parece uma seita mafiosa, existem diversos pesos e medidas.

Faustino Fudut Imbali, Ministro dos Negócios Estrangeiros do Governo de Transição, “lamenta profundamente esta decisão da CPLP” que considera “contraproducente e anti-diálogo e não vai no sentido de resolver os problemas da Guiné-Bissau”.

“Continuo a dizer que se a CPLP continuar nessa posição, está a constituir-se o maior entrave à resolução do problema da Guiné-Bissau e não parte da solução porque quer voltar à situação de 11 de Abril, o que é, para nós, uma espécie de querer projectar o país para uma guerra civil e este governo não está interessado nesta situação”, explica lapidarmente (o que é uma espinha na garganta da CPLP) Faustino Fudut Imbali.

Apesar de se julgar acima da leia, a CPLP está a cometer uma ilegalidade, desde logo porque não tem competência estatutária e legitimidade política para indigitar a representação de um estado membro.

Aposição da CPLP é ainda mais caricata e ridícula quando alega  que só tomam parte da cimeira dirigentes eleitos. Basta ver a quem está, nesta altura, entregue a presidência da organização. José Eduardo dos Santos está no poder há 33 anos sem nunca ter sido eleito. Então como é?

Por razões conhecidas, a CPLP está a assumir-se não como uma solução para o problemas mas, isso sim, como um problema para a solução. Com essa posição talvez esteja, reconheço, a dar um decisivo contributo para a lusofonia que, de facto, deve pura e simplesmente extinguir a CPLP.

Indiferente ao que se (deter)mina nos areópagos políticos da CPLP, nomeadamente em Lisboa e Luanda, o governo de transição está a dar conta aos parceiros internacionais sobre o que está a ser feito, nomeadamente sobre as eleições e o combate à droga.

Ao contrário da CPLP, a última reunião juntou representantes da CEDEAO (Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental) e da União Africana (UA), os embaixadores do Senegal e da Nigéria e um representante da embaixada da China.

"Somos um governo de transição que tem um mandato específico, que foi acordado no quadro da CEDEAO, mas também com os partidos políticos, e estamos engajados em cumprir o que está estabelecido", afirma o primeiro-ministro de transição, Rui de Barros.

Sem comentários: