quarta-feira, janeiro 14, 2009

Diário de Notícias e Jornal de Notícias
- Os diários que mais cresceram em 2008

Os três jornais generalistas pagos da Controlinveste aumentaram as vendas durante os primeiros dez meses do ano, em comparação com o mesmo período de 2007. Apesar da crise, os jornais diários tiveram uma circulação paga superior em cerca de 6% à registada o ano passado.

Os diários das Controlinveste aumentaram as vendas nos primeiros dez meses deste ano, face ao mesmo período de 2007, apresentando os maiores crescimentos registados neste segmento da imprensa escrita.

De acordo com os dados da Associação Portuguesa de Tiragem e Circulação (APCT) divulgados ontem, o Jornal de Notícias foi o diário que apresentou maior crescimento das vendas, registando um aumento de 12,8% nos dez primeiros meses do ano, relativamente ao mesmo período de 2007. Com uma média de 104 419 exemplares vendidos diariamente, foi o segundo diário mais vendido no período em análise.

Logo a seguir surge o Diário de Notícias, com uma venda diária de 41 437 jornais, o que representa um aumento de 11,3% em comparação com o período homólogo de 2007. O 24 Horas apresentou um crescimento de 5,7%, para uma venda média diária de 38 288 exemplares.

Apesar da crise, os cinco jornais generalistas não se podem queixar. Em média, venderam mais 20 mil exemplares por edição, tendo alcançado uma média de vendas diária de 345 501 jornais, traduzindo um crescimento de 6%.

Com mais 2,2% de jornais vendidos, para uma média diária de 119 692 exemplares, o Correio da Manhã mantém a liderança. O Público vendeu, em média, 41 912 jornais, menos um que em igual perído de 2007, sendo o único diário que não registou uma subida.

Nos semanários, o Expresso reforçou a sua posição de líder, com as vendas a aumentarem 2%, para uma média de 120 957 exemplares por edição, enquanto o semanário Sol teve uma quebra de 7,4%. De entre as três newsmagazines, destaque para a Sábado com um ganho homólogo de 14,2%. Do lado oposto encontra-se a Focus, com uma quebra de 23,6%. A Visão diminuiu em 1,6% a média de vendas por edição.

Fonte: Diário de Notícias (Portugal)/Marina Marques
http://dn.sapo.pt/2008/12/30/media/dn_e_sao_diarios_mais_cresceram_este.html

Sem comentários: