sexta-feira, janeiro 23, 2009

Honório Novo à porta do Jornal de Notícias

O deputado do PCP Honório Novo esteve hoje ao fim da tarde à porta (foto) do edifício do Jornal de Notícias (no Porto) para se inteirar da situação dos 123 trabalhadores sujeitos ao despedimento colectivo decidido pela Controlinveste.

Eis a posição oficial do PCP sobre o assunto: «O despedimento de 123 trabalhadores no Grupo Controlinveste – um dos principais grupos económicos no sector da comunicação social do nosso país – constitui um dos maiores despedimentos colectivos dos últimos anos no sector da comunicação social.

Esta decisão da administração do grupo Controlinveste, atinge, no essencial, jornalistas com uma vasta experiência profissional, e é tanto mais inaceitável quanto, ainda há poucas semanas, foi concluído um novo ciclo de recrutamento de trabalhadores para os quadros redactoriais, bem como, pelo inegável facto de ser tomada à revelia das condições acordadas pelo grupo de Joaquim Oliveira aquando da aquisição à PT da sua componente de media.

Perante este despedimento colectivo, que implicará uma redução do número de jornalistas, o PCP chama a atenção, não só para o seu impacto na qualidade, no pluralismo e no rigor de um conjunto significativo de órgãos de comunicação social, mas também para o previsível agravamento da exploração daqueles que permanecem ou entram no grupo.

O PCP responsabiliza o Governo PS e a sua maioria na Assembleia da República, pelas possibilidades que criou, com a aprovação do novo Estatuto do Jornalista da utilização de “redacções únicas” nos grandes grupos de comunicação social, cujo resultado está à vista com o despedimento que agora se verificou.

O PCP chama a atenção, num momento em que está em discussão a legislação sobre concentração nos órgãos de comunicação social, para os perigos que resultam do actual processo de concentração neste sector nas mãos do grande capital – agravados pela proposta de impedimento do Estado de possuir imprensa escrita – quer para os trabalhadores do sector, quer para a vida democrática nacional, como aliás este caso testemunha.

Perante esta crise na Controlinveste, o PCP: manifesta a sua solidariedade e apela aos jornalistas e a todos os trabalhadores atingidos por esta medida do grupo Controlinveste para que se mobilizem e lutem em defesa dos seus postos de trabalho; exige da administração do grupo o respeito pelo papel das organizações representativas dos trabalhadores; reclama do Governo PS medidas que impeçam o livre arbítrio do patronato neste sector, imponham a revisão do Estatuto do Jornalista e a adopção de políticas que combatam a concentração da propriedade dos órgãos de comunicação social; e assume o compromisso de levar por diante as iniciativas que considere necessárias para impedir a sua concretização.»

3 comentários:

Carla Teixeira disse...

O Honório Novo é um senhor. É um homem sério, um político activo e empenhado, como fazem falta ao nosso país. Sei como acompanhou - e acompanha - a situação dos despedidos do jornal «O Primeiro de Janeiro», e sei que fez muito em nosso nome e fará muito também no vosso. Um bem haja ao Honório e uma saudação e um voto de coragem para todos vocês.

Anónimo disse...

É o consolo no vale de lágrimas! O que virá daí? Há muito que os comunistas perderam o rumo.

PAP disse...

É um aldrabão como todos os outros politicos. Tem taço na politica e não deixará que mais novos com mais competência faça parte do panorama do seu partido. Não é nada um senhor ou homem sério.