quinta-feira, janeiro 29, 2009

Vender mais significa... despedir

Segundo o Diário de Notícias (DN), «os três jornais generalistas pagos da Controlinveste aumentaram as vendas durante os primeiros dez meses de 2008, em comparação com o mesmo período de 2007.”

Diz ainda o DN que “apesar da crise, os jornais diários tiveram uma circulação paga superior em cerca de 6% à registada em 2007.»

Ver:

http://dn.sapo.pt/2008/12/30/media/dn_e_sao_diarios_mais_cresceram_este.html

A crise, seja ela qual for, exista ou não, é sempre uma solução para os problemas que afectam a Comunicação Social portuguesa e que, muitas vezes, resultam apenas de um simples factor - a incompetência.

Olhando para o Jornal de Notícias, verifica-se que, diz o próprio jornal, «foram lidos mais jornais diários no último trimestre de 2008, muito graças à subida do "Jornal de Notícias". Quanto ao período estudado anteriormente pela Marktest, o JN foi o que registou um salto maior na audiência.»

Ver:
http://jn.sapo.pt/PaginaInicial/Media/Interior.aspx?content_id=1071344

A crise é um remédio que dá para tudo, que se utiliza quando dá jeito e que, infelizmente, serve quase sempre para manter no poleiro os «filhos», mesmo que estes para contar até 12 tenham de se descalçar.

Estes bons resultados significam que a Controlinveste vai despedir colectivamente 123 trabalhadores (JN, DN, O Jogo e 24Horas). Uma boa recompensa, sem dúvida.

Quando será que alguém se preocupará em ultrapassar (se calhar até mesmo em evitar que ela chegue) a crise aumentando a produtividade dos trabalhadores e não despedindo-os?

Pelo nosso lado, e como dizia Platão: "o castigo por não participarmos na política é acabarmos por ser governados por quem nos é inferior".

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