O director provincial da Cultura no Huambo, Pedro Nambongue Chissanga, anunciou hoje, na minha cidade, as perspectivas da sua instituição para este ano, entre as quais consta a reabilitação de duas salas de cinema e também a construção do museu da guerra.
Chissanga sublinhou que ao longo deste ano serão também realizados trabalhos junto do Ministério da Cultura que visem a institucionalização do museu local e das bibliotecas (municipal e provincial) e sua consequente autonomia financeira.
Pedro Nambongue Chissanga fez saber ainda que para este ano se prevê a construção de duas bibliotecas, nos municípios do Ukuma e Mungo, construção do centro cultural Mbalundo, no município do Bailundo, e a construção de monumentos, estátuas e bustos para homenagear figuras históricas desta região e do país.
Por outro lado, admitiu que a sua direcção irá prestar maiores apoios aos agentes culturais em suas realizações, homenagear, divulgar e valorizar lugares históricos e estabelecer protocolos de cooperação com outras instituições culturais e não só.
A inventariação do património cultural da província, visando a sua inscrição nacional e, posteriormente internacional através da Unesco, que o tornará património mundial, a construção do Centro Cultural da província, além da realização de programas de massificação cultural, figuram também das perspectivas definidas pela Direcção Provincial da Cultura no Huambo.
A Direcção Provincial da Cultura está empenhada na melhoria das suas infra-estruturas e na valorização internacional dos seus monumentos históricos, visando transformar a província, até 2012, na capital cultural de Angola.
Sem comentários:
Enviar um comentário