Centenas de milhares de crianças, mulheres e homens inocentes mortos, deslocados, feridos nos últimos quatro meses de 2008, no leste da RD Congo. Mas o que é isso comparado com os 500 mortos na Faixa de Gaza?
Para saber o que se passa nesta região do mundo onde habitam pessoas de segundo ou terceiro nível (África), o leitor terá fe fazer uma busca exaustiva.
No entanto, se quiser ler tudo sobre os 500 mortos palestinianos na Faixa de Gaza, ou a meia dúzia de israelitas vitimados pelo Hamas, basta comprar o primeiro jornal que encontrar, ouvir a primiera rádio ou olhar para qualquer canal de televisão.
Para saber que nos conflitos da África Central terão morrido, nos últimos anos, cinco milhões de pessoas, naquilo a que a Igreja Católica congolesa chama de “o maior drama mundial desde a II Guerra mundial”, o leitor terá fe fazer uma busca exaustiva. O mesmo lhe acontece se quiser fazer contas aos milhares de mortos com cólera na Zimbabué... e por aí fora.
... só entre o Natal e o iníco deste ano, pelo menis 400 civis congoleses foram mortos pelos rebeldes do Exército de Resistência do Senhor (LRA) em operações de vingança, depois de ter sofrido pesadas baixas durante ataques militares conjuntos dos Exércitos da RD Congo (FARDC), do Uganda e do Sul do Sudão contra os rebeldes ugandeses.
Mas o que é que isso interessa? O importante são os 500 mortos palestinianos na Faixa de Gaza, ou a meia dúzia de israelitas vitimados pelo Hamas. E para saber o que é importante basta comprar o primeiro jornal que se encontrar, ouvir a primeira rádio ou olhar para qualquer canal de televisão.
Sem comentários:
Enviar um comentário