domingo, junho 27, 2010

O que é feito do centro de emergência médica no Porto, o primeiro a existir em Portugal?

O secretário de Estado da Saúde de Portugal, Manuel Pizarro, anunciou no dia 24 de Março do ano passado, a criação, no Porto, do primeiro Centro de Emergência Médica no país que irá melhorar a operacionalidade dos meios de socorro pré-hospitalar na região Norte.

Manuel Pizarro avançou que as obras para a construção do espaço deveriam arrancar no início de 2010, estando a sua conclusão prevista para o final desse mesmo ano.

Porque não encontrei (certamente por falha minha) nenhuma notícia sobre a evolução deste projecto, cujo início e conclusão estavam previstos - repito - para este ano, solicito aos leitores cá da casa o favor de me ajudarem.

Recordo que o memorando de entendimento para a criação desta infra-estrutura, que reunirá a delegação regional do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) do Norte, os meios operacionais e o heliporto, foi assinado nesse dia entre o INEM e a Santa Casa da Misericórdia do Porto.

“O Centro de Emergência Médica permitirá agrupar meios dispersos que o INEM tem instalado na Área Metropolitana do Porto e melhorar as suas condições de operacionalidade”, salientou o secretário de Estado da Saúde.

O novo espaço, que ficará localizado nas traseiras do hospital psiquiátrico Conde Ferreira, reunirá a sede do INEM de Avaliação Regional do Norte, onde está o CODU Norte e um conjunto de meios operacionais, o sistema de apoio logístico do INEM Norte e o heliporto, que está localizado actualmente no Hospital Pedro Hispano, em Matosinhos, adiantou.

Manuel Pizarro salientou que a reunião destes meios no mesmo local, preparado expressamente para o efeito, a “localização privilegiada” e os acessos directos à Via de Cintura Interna, à A3 e à A4 permitirá “melhorar a operacionalidade dos meios de socorro pré-hospitalar na Área Metropolitana do Porto e em toda a região Norte”.

O investimento aplicado é, numa primeira fase, de 7,5 milhões de euros.

“Este investimento tem de ser contrabalançado com o facto do INEM deixar de suportar o pagamento do arrendamento dos espaços que agora utiliza na Área Metropolitana do Porto e com o facto da concentração de meios permitir gerir melhor os recursos humanos que neste momento estão afectos às diversas modalidades de apoio de que o INEM dispõe”, justificou.

Num prazo de três meses, até Julho de 2009, deveriam ser estabelecidos os aconselhamentos técnicos necessários à implementação do projecto que precisa do parecer favorável das Estradas de Portugal para a criação do acesso directo à Via de Cintura Interna, do Instituto Nacional de Aviação Civil com vista à operacionalização do heliporto e da Câmara do Porto.

Haverá uma segunda fase que passará pela criação no Porto de uma escola nacional de emergência médica, que implicará um investimento de oito milhões de euros.

No entanto, a criação desta escola ainda estava a ser programada e exige o estabelecimento de um acordo entre o INEM e uma ou mais instituições universitárias com quem se estabelecer parcerias.

Sem comentários: