sábado, janeiro 29, 2011

Mostra-me o teu cartão do PS e dir-te-ei em que empresa pública (claro) vais ter emprego

O primeiro-ministro de Portugal, José Sócrates, disse hoje, em Braga, que "o grande projecto" para Portugal é a aposta na educação, "porque é o investimento mais importante na afirmação de um país".

Tem, mais uma vez e como sempre, razão. Razão que, aliás, é corroborada pelos 700 mil portugueses que estão desempregados mas que são (bem) educados, pelos 20 por cento que estão de forma muito (bem) educada na miséria, bem como pelos outros 20 por cento que já olham, mas sempre de forma muito (bem) educada, para os pratos vazios.

Eu sei que para José Sócrates, e mais uma vez bem, ter um diploma não significa ser educado e ter direito a fazer parte desse nobre espírito socialista que representa a grande aposta.

A taxa de desemprego entre as pessoas com habilitações superiores mais do que duplicou desde 2002 e hoje são bem mais do que 60 mil os que não conseguem um lugar no mercado... de trabalho.

Não admira por isso que, fartos de esperar por um emprego de acordo com as suas habilitações, os jovens façam o mesmo que Mário Soares fez em tempos com o socialismo. Ou seja, metam o diploma numa gaveta e procurem sobreviver como motoristas de táxi, como “embrulhadores” de compras numa loja de um quaquer centro comercial ou como autómatos nos call-centers.

"Aqui está o grande projecto nacional. Esta época vai ficar marcada pela aposta na educação", afirmou hoje José Sócrates a propósito do projecto de modernização das escolas secundárias que prevê a requalificação 313 estabelecimentos, num investimento global de 2,9 mil milhões de euros.

Até parece que a solução está na requalificação física das escolas e não na requalificação do país e, é claro, dos que têm responsabilidade políticas na gestão da coisa pública.

"Este é um país que aposta tudo na educação. Este é um projecto de muita ambição para o país e é a aposta maior na educação de que há memória", reafirmou o primeiro-ministro, sublinhando que é "uma aposta de conjunto, que vai do pré-escolar ao ensino secundário".

Pois é. A tradução do que o primeiro-ministro disse, com ou sem acordo ortográfico, é que Portugal aposta em formar analfabetos funcionais (sabem ler e escrever mas não lêem nem escrevem) para que, daqui a uns poucos anos, estejam a frequentar as Novas Oportunidades.

José Sócrates frisou que o país tinha de fazer este investimento na reconversão do parque escolar, ao nível do secundário, porque "essas escolas eram espaços que tinham ficado para trás no processo de desenvolvimento do país".

Não creio que as escolas tenham ficado assim tão para trás. Para trás ficou o país e, como era de esperar, tudo o resto acompanhou o ritmo em que o primado da competência foi substituído pelo da subserviência.

Os grandes investimentos na educação, segundo o primeiro-ministro, significam que "o país "apostou na igualdade de oportunidades" e que por isso "vai ter sucesso no futuro”.

Igualdade de oportunidades? Onde? Em Portugal? Treta. As oportunidades no país de José Sócrates só são dadas apenas aos que, por manifesta incapacidade profissional mas sublime capacidade invertebrada, gravitam em redor das empresas e organizações ligadas ao poder.

"Mostra-me a tua escola, dir-te-ei que nível de desenvolvimento tens", vincou o sumo pontífice socialista, moldando o provérbio que hoje é mais: Mostra-me o teu cartão do PS e dir-te-ei para que empresa vais trabalhar.

Sem comentários: