quinta-feira, abril 19, 2012

Militares guineenses revelam algo de novo. Pensam, agem e não são... paus-mandados

Creio, desde há muito, que a Guiné-Bissau precisa de uma forma internacional de estabilização que por lá deve ficar um longo período.

Isso não pode, contudo, acontecer à revelia do poder militar e aparecer como um facto consumado. Desde logo porque os militares são um dos vectores desta e de outras discussões e, mesmo que de forma pouco consistente, não gostam de ver os de fora a mandar na casa deles.

E ao que parece, o primeiro-ministro e potencial vencedor das eleições presidenciais preparava-se mesmo para pedir a intervenção da ONU, tal como antes pedira a ajuda dos militares angolanos.

Daba Na Walna (foto), o tenente-coronel que é o rosto do Comando  Militar que desencadeou o golpe, e que não é um daqueles militares retrógrados ao estilo de António Indjai, pertence a uma nova geração e até é licenciado em Direito, explicou em entrevista à Lusa que a acção militar foi "uma espécie  de antecipação" do que aconteceria, um "golpe de legítima defesa", para  impedir que forças estrangeiras "viessem esmagar as Forças Armadas da Guiné-Bissau".

Gostemos ou não, creio que é verosímil a tese de Daba Na Walna. Ao afirmar que a presença de uma missão militar angolana em Bissau, a Missang, foi o epicentro da revolta, mostra que – apesar de tudo – algo está a mudar na filosofia castrense do país.

A associação entre as ameaças de Kumba Ialá e o golpe que se seguiu  foi considerada por Daba Na Walna como uma coincidência: "Se Kumba Ialá estivesse a par do que estava a acontecer seria muito  imprudente dizer isso publicamente. Foi mera coincidência. Kumba Ialá não  tinha conhecimento de nada e é bom que isso fique bem claro. Tentou fazer-se  essa colação entre políticos e Forças Armadas, não tivemos nada a ver com  isso".

De facto, a presença da Missang na Guiné-Bissau revelou-se desde o princípio como uma faca de dois gumes. Sobretudo porque não eram militares de vários países, mas apenas de um que – ainda por cima – tem interesses no país. Além disso, Angola é exemplo de Forças Armadas fortes e coesas mas não o é em matéria de democracia, de respeito pelos direitos humanos, de luta contra a corrupção.

Mesmo do ponto de vista diplomático, Luanda acendeu o rastilho quando o seu embaixador em  Bissau disse a António Indjai, chefe do Estado Maior General das Forças  Armadas, que tinha informações de que estava a ser preparado um golpe militar.

Como se isso não bastasse,  Daba Na Walna explica que o caldo entornou-se quando os militares souberam da existência de uma carta  que o primeiro-ministro, Carlos Gomes Júnior, teria escrito ao secretário-geral  da ONU a pedir uma força das Nações Unidas. 

Terá existido mesmo essa carta? A carta foi divulgada ontem, está assinada  mas não foi feita – como seria do protocolo -  em papel timbrado nem tem qualquer carimbo que ateste o seu carácter oficial.

"Se quiséssemos mentir e forçar  provas teríamos obrigado o primeiro-ministro a pôr o timbrado da primatura  (gabinete do primeiro-ministro). Tivemos a carta através de Carlos Pinto  Pereira (antigo assessor jurídico de Henrique Rosa quando este foi Presidente  interino e assessor jurídico de Carlos Gomes Júnior). Vimos que não era  timbrada mas entregámos porque estamos certos, se estivermos a mentir Deus  sabe", explica Daba Na Walna.

E se a diplomacia de Angola meteu água, a da Guiné-Bissau atestou o bidão. Isto porque a carta terá sido entregue ao ministro dos Negócios  Estrangeiros de Angola, Georges Chicoti.

É por isso que Daba Na Walna  afirma que, "ainda que admitamos que a carta  pudesse ter algum sentido, o portador não devia ser o ministro das Relações  Exteriores de Angola, não somos um protectorado de Angola".

Dando credibilidade a todo este cenário, e eu inclino-me para a sua veracidade, é legítimo que os militares guineenses – como diz Daba Na Walna – pensassem tratar-se de “uma cabala a ser montada contra nós  e o objetivo da vinda estrangeira era simplesmente esmagar as Forças Armadas  da Guiné-Bissau”.

Sem comentários: