segunda-feira, setembro 22, 2008

Altas patentes militares e policiais
ou mais uma história de diamantes

Segundo a Manchete do Notícias Lusófonas (NL), “generais das Forças Armadas Angolanas (FAA) e altas patentes da Polícia Nacional (PN) que, de algum tempo a esta parte, se dedicam à extracção ilegal de "pedras preciosas" na província do Bié, Centro do País, vão prestar esclarecimentos na Procuradoria Militar em Luanda”.

Mas como é que isso pode ser? Diz o autor do texto, o meu amigo Jorge Eurico, que terminada a guerra, “a impunidade dos generais e de altas patentes policiais angolanos parece ter os dias contados”.

Diz o NL que até o Chefe do Estado-Maior das FAA, general Francisco Pereira Furtado, será notificado e ouvido, em Luanda, pela Procuradoria Militar “por suspeita da prática de exploração ilegal de diamantes no município da Nhareia (Bié) por uma empresa de que é suposto ser proprietário”.

E depois venham-me os arautos do (suposto) estado de direito implementado pelo MPLA durante os últimos 33 anos, dizer que não há corrupção, que tudo em Angola é transparente e legal. Vê-se!

“No referido processo, segundo fonte da Procuradoria Militar, o general Francisco Pereira Furtado terá como companheiros cerca de dez generais das FAA e altas patentes da PN acusados de possuírem dragas naquela parcela do território nacional”, escreve o Jorge Eurico, acrescentando que “os referidos oficiais superiores das FAA e da PN são acusados igualmente de facilitarem a entrada ilegal no País de vários expatriados (congoleses democráticos, sul-africanos, namibianos, zimbabueanos, ruandeses) que se encontram ao seu serviço”.

Não está nada mal. Mas, a não ser que Eduardo dos Santos tenha algum ás na manga, a montanha vai parir um rato. É que se não for assim, a alternativa é arranjar mais uma guerrinha para manter os militares ocupados. Ou, ainda, deixá-los ficar com as suas minas. Minas de diamantes, entenda-se.

3 comentários:

Anónimo disse...

Pretendo visitar Angola no próximo ano. Como está a questão das minas aí em Angola? Ainda corre-se perigo ou tem muito de exagero nas matérias internacionais?

POde me dar uma dica de lugar interessante além da capital?

Abração do Brasil.

Eduardo, Floripa, SC

Anónimo disse...

Aiwe, Jorge!
Agora és garimpeiro?!
Gil Gonçalves

Anónimo disse...

Snr Eduardo Silva, por enquanto não. Estamos a acabar a desminagem das ruas, avenidas e parques de Luanda. A zona de Luanda foi a mais afectada durantea guerra.Também há o perigo dos caçadores de cabeças para fazerem feitiços.
Gil Gonçalves