quarta-feira, setembro 24, 2008

FELINO existe desde 2000 e talvez em 2009
mostre se possui, ou não, garras militares

O chefe do Estado Maior General das Forças Armadas portuguesas (CEMGFA) considerou hoje estarem criadas as bases da doutrina militar para o emprego de uma força conjunta da CPLP, no final do exercício FELINO, que reuniu tropas dos vários países daquela comunidade.

Luís Valença Pinto regozijou-se com a participação, pela primeira vez, de forças de todos os países que compõem a Comunidade dos Países de Língua Oficial Portuguesa (CPLP) no exercício hoje concluído na área militar de S. Jacinto, em Portugal.

No balanço que fez do exercício conjunto, o CEMGFA considerou que o FELINO 2008 permitiu lançar as bases de doutrina militar para criar uma força conjunta que possa ser activada para missões de paz, sob a égide das Nações Unidas (ONU).

“Portugal ensinou e aprendeu muito e a conduta táctica permitiu recolher referências para essa doutrina militar, cujas base deverão ser testadas em 2009, em Moçambique”, disse.

Segundo Luís Valença Pinto, a construção dessa doutrina militar é condição de base para o emprego comum de forças da CPLP, já que há países de dimensão muito diferente e com realidades distintas das de Portugal, como elemento da NATO.

O CEMGFA salientou que, devido à cooperação militar, seria viável até aqui uma intervenção bilateral ou trilateral, mas não a oito, do ponto de vista militar, dada a necessidade de harmonizar conceitos, técnicas e tácticas, que foi o objectivo do FELINO 2008.

O FELINO 2008 envolveu cerca de 500 militares das forças armadas dos estados membros da CPLP, numa tarefa conjunta destinada a operações humanitárias e missões de paz., com treino cruzado e colocação de forças no terreno.

O exercício FELINO realiza-se alternadamente em cada país desde 2000 para garantir a interoperacionalidade das forças militares, sendo Moçambique a realizar a edição de 2009.

1 comentário:

Anónimo disse...

Orlandão, quais outras páginas ou blogs, de Angola e Portugal, você recomendaria? Há alguma página interessante sobre a realidade de Moçambique.

Não sei se é impressão minha mas parece que Moçambique é uma espécie de lusófono diferente dos demais, mais distante. Já foi lá?

Talvez já conheça páginas dos jornais e revistas brasileiros. Senão conhecer este, recomendo: o blog político mais visto no Brasil é o do Reinaldo Azevedo. Quase sempre excelente.

http://veja.abril.com.br/blogs/reinaldo/

Abraço,

ecos14@gmail.com

Brasil