quarta-feira, novembro 19, 2008

Contra a exploração sexual
de crianças e adolescentes

O III Congresso Mundial Contra a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes realiza-se de 25 a 28 deste mês, no Centro de Convenções Riocentro, localizado na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro, Brasil.

O III Congresso Mundial mobilizará funcionários governamentais de alto nível, especialistas, sociedade civil, imprensa, sector privado, organizações internacionais e adolescentes para fazer avançar a agenda global destinada a colocar um fim à exploração sexual de crianças e adolescentes. Os dois Congressos anteriores foram realizados em Estocolmo (1996) e em Yokohama (2001).

Os anfitriões do Congresso são o Governo do Brasil, a UNICEF, a ECPAT e o Grupo de ONGs para a Convenção sobre os Direitos da Criança. Mais de 100 países deverão enviar delegações de alto nível. Espera-se a participação de cerca de 3 mil pessoas, entre as quais, centenas de adolescentes e jovens que terão participação activa.

Mais de uma década após Estocolmo, uma série de estudos (inclusive o Estudo da ONU sobre Violência contra a Criança) indica que a exploração sexual de crianças e adolescentes continua a aumentar.

Há crescentes evidências de actividades criminais relacionadas com o tráfico de crianças com propósitos sexuais, exploração por turistas e viajantes, proliferação de imagens de abuso infantil e crimes na Internet.

A exploração sexual de crianças e adolescentes é estimulada pela demanda nacional e internacional, que ameaça crianças e adolescentes de todas as idades, em todas as partes do mundo.

O I Congresso Mundial contra a Exploração Sexual Comercial de Crianças foi realizado em Estocolmo, na Suécia, em 1996, e resultou na Declaração de Estocolmo e Agenda para Ação, adoptada por 122 países.

Os países se comprometeram a adoptar estratégias e planos de acção de acordo com directrizes definidas em comum acordo. Em Dezembro de 2001, o II Congresso Mundial contra a Exploração Sexual de Crianças foi realizado em Yokohama, no Japão, e resultou no Compromisso Global de Yokohama 2001.

O Congresso consolidou as parcerias globais e reforçou o compromisso global de proteger as crianças contra a exploração sexual. Actualmente, 161 países já assinaram a Declaração de Estocolmo e Agenda para Acção.

Para mais informações: http://www.iiicongressomundial.net/

Sem comentários: