segunda-feira, novembro 17, 2008

Um para mim (PS) e outro para ti (PS...D)

O ministro dos Negócios Estrangeiros das ocidentais prais lusitanas a norte de Marrocos, Luís Amado, assegurou hoje que o novo Instituto Camões estará operacional em Janeiro de 2009 mas que só a partir de então se iniciará a transferência de competências em relação ao ensino do português.

"Penso que a lei orgânica será aprovada antes do final do ano, integrará competências e funções novas, que estavam designadamente no Ministério da Educação, e nessa perspectiva será um novo Instituto Camões que se projectará a partir de 2009", disse Luís Amado.

E de novo em novo Instituto tudo vai ficando velho, inoperacional. Mas sempre dá, é claro, para dar emprego a meia dúzia de socialistas.


"A transição e a transferência de competências do Ministério da Educação para o Instituto Camões desenrolar-se-á ao longo do próximo ano, a partir do momento em que a lei orgânica entrar em vigor", acrescentou, em resposta a uma pergunta sobre o calendário de uma reforma anunciada há um ano.

Nisto da lusofonia, mais um ano menos um ano pouca relevância têm. Desde logo porque há a certeza de que quem vier atrás... fecha a porta.

Questionado sobre se, a partir dessa altura, começarão a ser utilizadas as verbas do Fundo da Língua, o ministro assegurou que sim, mas frisou que, em relação ao ensino do português no estrangeiro, "o orçamento do Instituto Camões não tem em consideração o funcionamento do próximo ano lectivo de 2009/2010", durante o qual "as competências que estão hoje no Ministério da Educação vão ser transferidas para o Camões".

Pois. Vamos continuar a cantar e a rir, em bom português luso-brasileiro, e aqui e acolá com laivos de alguma africanidade.

Sobre a presidência do Instituto - depois de em Agosto a actual presidente, Simonetta Luz Afonso, ter anunciado a sua reforma -, Amado frisou que "a presidente se mantém em funções" porque "foi reconduzida até que haja uma nova direcção, que deve assumir funções quando a nova lei orgânica for aprovada".

Potenciais candidatos não faltam. Aliás, basta ver as movimentações partidárias que rodeiam o Instituto, ao estilo um para mim (PS) e outro para ti (PS...D).

1 comentário:

Anónimo disse...

Gil Gonçalves
http://patriciaguinevere.blogspot.com/

A aprendizagem demora muito tempo. Formar um Homem envolve muitos custos. Hoje em dia ninguém está interessado em formar nada. Investir na educação é muito caro, investir na má-educação é muito barato. É por isso que os políticos e as suas políticas quando abrem as bocas todo o edifício se desmorona. Porque faltou-lhe o investimento educacional.