terça-feira, novembro 25, 2008

UE preocupada com a Guiné-Bissau?
- Nada se faz mas depois lamenta-se

O Alto Representante para a Política Externa e Segurança da União Europeia, Javier Solana, considerou hoje preocupante a situação na Guiné-Bissau e lamentou a existência de um morto no ataque de domingo contra o Presidente guineense “Nino” Vieira.

Lamentar está bem, estar preocupado não vale a pena. Já chega de tanta hipocrisia. Nada fazer para curar o doente e depois lamentar a morte é algo a que os africanos já estão habituados.

“Estou muito preocupado com os últimos desenvolvimentos na Guiné-Bissau e lamento a perda de uma vida no ataque contra a casa do chefe de Estado”, afirmou Javier Solana em comunicado.

Ao menos, e bem, Solana não alinha na teoria da tentativa de golpe de Estado, tão conveniente para “Nino” Vieira. Não alinha agora mas, se calhar, com a ajuda de Durão Barroso ainda vai corrigir o tiro.

“Depois de eleições pacíficas no dia 16 durante as quais o povo da Guiné-Bissau demonstrou a sua confiança na democracia, é imperativo que o resultado destas eleições seja respeitado e consolidado”, disse o chefe da diplomacia da União Europeia, acrescentando que espera que as forças políticas do país cooperem para garantir o ambiente necessário para o desenvolvimento do país.

Pois. Vamos esperando. Aliás, uma das mais nobres qualidades dos africanos é saber esperar… embora desesperando muitas vezes.

Sem comentários: