sexta-feira, novembro 14, 2008

Equipa de Bill Clinton lidera
núcleo duro de Barack Obama

Embora os holofotes estejam centrados em Barack Obama, outras figuras continuam a não querer abandonar a ribalta. Sarah Palin, por exemplo, diz só esperar "um sinal de Deus" para lutar pela "pole-position" em 2012.

A equipa de transição de Obama revela a preocupação do presidente eleito em relação a três departamentos importantes da Administração dos EUA: Tesouro, Estado e Defesa. Dos nomes conhecidos, embora não sejam de primeira-linha, ressalta a influência crescente de Bill Clinton.

Entre as 19 pessoas que integram a equipa, seis são conhecidas como lobistas (profissão legal nos EUA). Ao contrário das acusações que imediatamente surgiram devido ao facto de Obama ter dito que iria combater os lóbis, o futuro presidente diz que esses são os que melhor o podem ajudar a pôr ordem no sector.

Os conselheiros para a transição incluem Tom Donilon (Departamento de Estado), um importante lobista da Fannie Mae, gigante das hipotecas que foi apoiada pelo Governo e que ajudou a precipitar a actual crise financeira. Na mesma equipa está Wendy Sherman, directora do Albright Group, fundado pela ex-secretária de Estado Madeleine Albright. Tanto Wendy como Donilon trabalharam neste Departamento durante a Administração Clinton.

Outros três membros da equipa foram importantes angariadores de fundos para a campanha de Obama. Don Gips, um dos líderes, é um executivo da Level 3 Communications e ex-conselheiro político do vice-presidente Al Gore.

O Departamento do Tesouro será nesta fase comandado por Josh Gotbaum, um veterano da Administração Clinton que trabalha no banco de investimentos Lazard Freres, e também por Michael Warren, director de operações da Stonebridge International LLC, empresa de consultoria e lobi de Washington.

Enquanto isso, em entrevista à CNN, Sarah Palin não só disse "esperar um sinal de Deus" para avançar em 2012, como elogiou "o verdadeiro herói norte-americano", de seu nome John McCain.

Na resposta, desta feita no "The Tonight Show with Jay Leno", da NBC, o ex-candidato republicano disse "ter orgulho e estar agradecido pela ajuda de Palin", perspectivando-lhe "um papel importante no futuro deste país."

Ontem o actual vice-presidente, Dick Cheney, recebeu na residência oficial, em Washington, o seu sucessor, Joe Biden.

Biden que escolheu Ron Klain, ex-assessor do ex-vice-presidente Al Gore, para ser seu chefe de gabinete.

Falando no México, Bill Clinton disse esperar "que Obama veja nesta crise financeira uma oportunidade para promover a reforma migratória que legalize os imigrantes ilegais mexicanos nos EUA".

Fonte: Jornal de Notícias (Portugal)/Orlando Castro
http://jn.sapo.pt/PaginaInicial/Mundo/Interior.aspx?content_id=1043987

1 comentário:

Anónimo disse...

Dica de leitura...Textos ácidos e sarcásticos, pra quem quer ficar por dentro dos assuntos políticos e dos últimos acontecimentos de forma leve.


www.mosaicodelama.blogspot.com

Boa leitura!


* This blog can be translated to any language*