sexta-feira, novembro 21, 2008

Indonésia na CPLP? Claro que sim!
- E venha também a RD do Congo

José Ramos-Horta considera "uma excelente ideia" a entrada da Indonésia na Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), afirmou hoje o Presidente da República de Timor-Leste à Agência Lusa em Díli. Assim sendo a CPLP estará mais do que salva. E se Ramos-Horta diz...

"Timor-Leste endossa totalmente a ideia, porque a Indonésia é um dos países que tem laços de séculos com Portugal e a lusofonia", afirmou José Ramos-Horta.

Por este critério, creio que mais de meio mundo poderia pertencer à CPLP. Mas o que de facto importa é continuar a manter a organização que nada faz, para nada serve, mas que alimenta alguns bem intencionados que assim podem andar pelos areópagos de alguma política internacional a dizer que um dia farão qualquer coisa.

"Basta ver a língua indonésia, com milhares de vocábulos portugueses, basta ver os monumentos, mesmo em Java e Sumatra, ou basta ver as gentes de Aceh que têm origem portuguesa", acrescentou o chefe de Estado timorense.

E que tal ver o que nas terras do Tio Sam existe de lusófono para propor a Barack Obama que os EUA entrem também para a CPLP? E que tal falar com Laurent Nkunda para ver se a parte leste da República Popular do Congo (onde se ouve falar constantemente em português) também quer aderir?

A Indonésia deu início aos contactos para obter o estatuto de observador associado da CPLP, disse o embaixador indonésio em Lisboa, Francisco Lopes da Cruz.

"É um país com longas tradições portuguesas. Só por aí, a Indonésia merece o estatuto", declarou José Ramos-Horta, acrescentando que "não há nenhum ciúme timorense" na ideia indonésia, "antes pelo contrário".

José Ramos-Horta levantou a hipótese de conceder o mesmo estatuto à Malásia se este país se mostrar interessado, "por causa de Malaca".

... e venham mais cinco.

1 comentário:

Anónimo disse...

Indonésia Sim! RD do Congo Sim! Malasia Sim! A Asia tem sido constantemente abandonada por Portugal,mas os laços são profundos,os criolos são uma realidade e estão espalhados veja-se o Sri-Lanka também.Algo tem que ser feito.A História lusofuna exige que os CPLP sejam uma Grande Organização como a Grandeza desta união Global de séculos.
Abraço