quinta-feira, novembro 13, 2008

À procura de candidatos a jornalistas

A Sojormedia, holding de comunicação social do grupo Lena, sediada em Leiria, está a recrutar candidatos a jornalistas para um novo projecto que inclui um jornal diário de expansão nacional, através de candidaturas realizadas exclusivamente pela Internet.

O recrutamento, sustentado na página http://www.queroserjornalista.com
decorre em quatro fases, até ao início de Dezembro e destina-se a estudantes e licenciados de várias áreas, com menos de 26 anos.

“Pretende seleccionar 25 candidatos a jornalistas, dos quais 10 a 15 deverão integrar a redacção. O número final pode variar”, disse à agência Lusa Francisco Santos, administrador do grupo Sojormedia.

Acrescentou que o processo de selecção vai incluir desafios multimédia aos candidatos “que só serão revelados à medida que o recrutamento avança”.

“Ainda não podemos desvendar o que vamos pedir aos candidatos mas acreditamos que o jornalismo é feito de texto, som e imagens. O desafio passará por aí”, afirmou.

Segundo o responsável da empresa de comunicação social ao optar pelo recrutamento online, a Sojormedia pretende por um lado, chegar ao maior número de candidatos e de áreas de formação, dado o endereço da página “permitir uma divulgação mais fácil e mais rápida, potenciando a divulgação do projecto através de redes sociais e da Internet”.

Por outro lado, os promotores pretenderam “desburocratizar” o processo de candidatura, “dispensar as pilhas de papéis” e adequar os currículos às necessidades do projecto.

“Os campos que estão presentes no formulário são os que vamos valorizar na análise dos currículos. Isso aumenta a transparência e garante que todos os candidatos serão analisados segundo os mesmos parâmetros”, argumentou Francisco Santos.

A página Internet, adiantou, possui informação sobre o concurso “em tempo real”: “Isto nunca seria possível num processo convencional”, frisou.

A primeira fase de candidatura teve início a 08 de Novembro e decorre até dia 16 e a Sojormedia, embora não avance números, tem recebido candidaturas a um ritmo “elevado” nos primeiros dias.

A empresa pretende contratar jornalistas oriundos de várias áreas de estudos - Matemática, Ciências Humanas, Biologia, Gestão, História ou Comunicação Social - licenciados ou com frequência universitária, com carta de condução e disponibilidade total mas afirma que ainda não possui dados estatísticos sobre a formação académica dos candidatos que já se inscreveram.

Na quarta fase de selecção, a Sojormedia vai escolher os 25 candidatos que integrarão um seminário de formação “com convidados e oradores de várias áreas”.

Desse grupo de 25 sairão os 10 a 15 jornalistas do novo jornal diário, previsto para estar nas bancas em 2009, em data ainda não determinada e sediado na Grande Lisboa.

A Sojormedia é o maior grupo nacional de comunicação social regional, englobando sete publicações - um diário e seis semanários regionais - nos Distritos de Aveiro (O Aveiro e Jornal da Bairrada), Coimbra (Diário As Beiras), de Leiria (Região de Leiria e O Eco), Santarém (O Ribatejo) e Viseu (Jornal do Centro).

A 'holding' para a comunicação social do grupo Lena integra ainda a Rádio Antena Livre (Abrantes), é accionista de uma gráfica e possui uma central de venda de publicidade na imprensa regional e uma editora de livros.

Sem comentários: