O presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, é o líder ibero-americano mais valorizado na região, enquanto o seu homólogo nicaraguense, Daniel Ortega, é o mais impopular, segundo a sondagem do "Latinobarómetro 2008" publicado hoje.
Lula encabeça a avaliação de líderes ibero-americanos com melhor avaliação com uma nota de 5,9 (numa escala de 1 a 7) e conseguiu ultrapassar o rei de Espanha, Juan Carlos I, que liderava essa lista durante três anos consecutivos e foi agora relegado para o segundo lugar com 5,7.
Lula encabeça a avaliação de líderes ibero-americanos com melhor avaliação com uma nota de 5,9 (numa escala de 1 a 7) e conseguiu ultrapassar o rei de Espanha, Juan Carlos I, que liderava essa lista durante três anos consecutivos e foi agora relegado para o segundo lugar com 5,7.
Em terceiro, está o presidente do Governo espanhol, José Luis Rodríguez Zapatero, empatado com 5,5 pontos com a chefe de Estado chilena, Michelle Bachelet, e o seu homólogo paraguaio, Fernando Lugo, avaliado pela primeira vez.
A presidente argentina, Cristina Fernández, que entrou este ano para o Latinobarómetro alcança 4,7 e o nicaraguense Daniel Ortega, é o pior avaliado da lista com 4.0.
O presidente da Colômbia, Álvaro Uribe, alcança os 5,2, seguido pelo equatoriano Rafael Correa, o mexicano Felipe Calderon, e o uruguaio Tabaré Vázquez, todos com 5, enquanto o presidente boliviano, Evo Morales, obtém 4,8.
O presidente peruano, Alan Garcia, e o venezuelano Hugo Chávez estão igualados com 4,3, enquanto o ex-chefe de Estado cubano Fidel Castro e o presidente cessante dos Estados Unidos, George W. Bush, empatam com 4,2.
A sondagem foi realizada entre 1 de Setembro e 11 de Outubro passados, antes de Ortega ter sido acusado de fraude pela oposição nas polémicas eleições municipais de 9 de Novembro.
O "Latinobarómetro" incluiu 20.204 entrevistas directas, com uma amostragem em cada país representativa de 100 por cento da população.
Ao que consta, José Sócrates reivindica a contribuição dada para a popularidade de Lula da Silva, sobretudo com a apresentação do ibero-americano Tintim, o tal computador de nome Magalhães que o primeiro-ministro vendeu como sendo “made in Portugal”.
O "Latinobarómetro" incluiu 20.204 entrevistas directas, com uma amostragem em cada país representativa de 100 por cento da população.
Ao que consta, José Sócrates reivindica a contribuição dada para a popularidade de Lula da Silva, sobretudo com a apresentação do ibero-americano Tintim, o tal computador de nome Magalhães que o primeiro-ministro vendeu como sendo “made in Portugal”.
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