quinta-feira, novembro 27, 2008

Valha-nos, ao menos, Lula da Silva!

O presidente brasileiro, Lula da Silva, defendeu como uma "questão de ética e moral" a criação de medidas efectivas para o combate à exploração sexual infanto-juvenil.

Lula da Silva, que falava na abertura do III Congresso Mundial contra a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, no Rio de Janeiro, disse também que "a exploração sexual é um dos temas mais importantes para a humanidade e não pode ser tratado com hipocrisia".

Mas, pergunto eu, será que a hipocrisia alguma vez vai deixar de ser uma instituição mundial, certamente parida pelos portugueses há muito, muito tempo?

Segundo Lula da Silva, a exploração sexual "é um tema crucial que não tem cor, classe social ou idade" e deve ser discutido e enfrentado no âmbito de toda a sociedade.

Toda qual? Pois é. E assim, como demonstra o caso Casa Pia, em Portugal, os poderes públicos continuam a olhar para o lado e a assobiar.

O presidente brasileiro advogou ainda que este assunto não deve ser tratado como "questão de pobreza". "Muitas vezes uma criança de 10, 12 ou 14 anos é levada a vender seu corpo atrás de um prato de comida mas os que se utilizam essa criança têm poder aquisitivo", comentou.

Lula considerou que, para além do lado económico, o abuso sexual faz parte de "um processo de degradação da humanidade".

Gostava de aqui dizer o que pensam pelo menos os outros líderes lusófonos. Como não sei, não digo. Mas se alguém souber, o Alto Hama estará disponível para divulgar.

Sem comentários: