O “Diário de Notícias”, um dos títulos mais conhecidos da imprensa portuguesa, registou queda de 10,41%, e o "Público" caiu 6,77%, para venda diária inferior a 39 mil jornais.
A maioria dos jornais portugueses teve nos primeiros quatro meses do ano perdas significativas no número de leitores, face a igual período de 2008, de acordo com dados da Associação Portuguesa para o Controlo de Tiragem e Circulação.
O “Diário de Notícias”, um dos títulos mais conhecidos da imprensa portuguesa, com mais de um século de existência, registou queda de 10,41%, com uma média de 40.374 exemplares vendidos diariamente face aos 45.063 observados em igual período de 2008.
O “Jornal de Notícias”, publicado no Porto, foi o que teve menor queda (-0,27%), com vendas diárias de 99.044 jornais no primeiro quadrimestre de 2009, face a 99.313 de 2008.
Já o “Correio da Manhã”, jornal publicado em Lisboa, de características populares, mantém a posição de liderança. Nos primeiros quatro meses do ano teve vendas médias diárias de 114.525 exemplares, o que corresponde a uma queda de 2,72%, comparativamente à media de 117.722 exemplares no primeiro quadrimestre de 2008.
O jornal “Público” teve uma queda de 6,77%, com uma média de jornais vendidos de 38.773, no primeiro quadrimestre, face à média diária de 41.588 exemplares, no mesmo período de 2008.
De acordo com a Associação Portuguesa para o Controlo de Tiragem e Circulação, os jornais especializados em temas económicos tiveram comportamento diferente, com subidas superiores a 10 por cento.
O “Diário Económico” aumentu as vendas em 20,8% e o “Jornal de Negócios” subiu 14,92%. Entre Janeiro e Abril deste ano, o Diário Económico vendeu diariamente 15.878 exemplares, face à média de 13.144 exemplares em período homólogo de 2008.
O “Jornal de Negócios” registou média diária de vendas de 9.720 exemplares, o que compara com uma média de 8.458 exemplares vendidos durante os primeiros quatro meses de 2008.
O semanário “Expresso” teve média de vendas de 112.168 exemplares nos primeiros quatro meses do ano, quando em 2008 teve vendas de 129.346 jornais, o que significa queda de 13,28%. Outro semanário português, o “Sol”, caiu 18,39%, com uma média de 39.959 jornais vendidos no primeiro quadrimestre do ano, face a 48.966 exemplares vendidos semanalmente no primeiro quadrimestre do ano anterior.
Já a revista Sábado, também com periodicidade semanal, aumentou as vendas em 13,56%, para 79.551 exemplares, e a Visão teve uma queda de 5,70%, para 103 mil exemplares.
Fonte: Portugal Digital
A maioria dos jornais portugueses teve nos primeiros quatro meses do ano perdas significativas no número de leitores, face a igual período de 2008, de acordo com dados da Associação Portuguesa para o Controlo de Tiragem e Circulação.
O “Diário de Notícias”, um dos títulos mais conhecidos da imprensa portuguesa, com mais de um século de existência, registou queda de 10,41%, com uma média de 40.374 exemplares vendidos diariamente face aos 45.063 observados em igual período de 2008.
O “Jornal de Notícias”, publicado no Porto, foi o que teve menor queda (-0,27%), com vendas diárias de 99.044 jornais no primeiro quadrimestre de 2009, face a 99.313 de 2008.
Já o “Correio da Manhã”, jornal publicado em Lisboa, de características populares, mantém a posição de liderança. Nos primeiros quatro meses do ano teve vendas médias diárias de 114.525 exemplares, o que corresponde a uma queda de 2,72%, comparativamente à media de 117.722 exemplares no primeiro quadrimestre de 2008.
O jornal “Público” teve uma queda de 6,77%, com uma média de jornais vendidos de 38.773, no primeiro quadrimestre, face à média diária de 41.588 exemplares, no mesmo período de 2008.
De acordo com a Associação Portuguesa para o Controlo de Tiragem e Circulação, os jornais especializados em temas económicos tiveram comportamento diferente, com subidas superiores a 10 por cento.
O “Diário Económico” aumentu as vendas em 20,8% e o “Jornal de Negócios” subiu 14,92%. Entre Janeiro e Abril deste ano, o Diário Económico vendeu diariamente 15.878 exemplares, face à média de 13.144 exemplares em período homólogo de 2008.
O “Jornal de Negócios” registou média diária de vendas de 9.720 exemplares, o que compara com uma média de 8.458 exemplares vendidos durante os primeiros quatro meses de 2008.
O semanário “Expresso” teve média de vendas de 112.168 exemplares nos primeiros quatro meses do ano, quando em 2008 teve vendas de 129.346 jornais, o que significa queda de 13,28%. Outro semanário português, o “Sol”, caiu 18,39%, com uma média de 39.959 jornais vendidos no primeiro quadrimestre do ano, face a 48.966 exemplares vendidos semanalmente no primeiro quadrimestre do ano anterior.
Já a revista Sábado, também com periodicidade semanal, aumentou as vendas em 13,56%, para 79.551 exemplares, e a Visão teve uma queda de 5,70%, para 103 mil exemplares.
Fonte: Portugal Digital
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