sexta-feira, junho 06, 2008

É assim mesmo, caro engenheiro

Penso que em Portugal (ou será no Burkina Faso?) o gasóleo subiu em média 17,27 por cento e as gasolinas 7,35 por cento entre Janeiro e Maio deste ano, revela hoje a Direcção-Geral de Energia e Geologia (DGEG).

E quanto é que eu fui aumentado? Nem vos digo nem conto.

O gasóleo rodoviário passou de 1,205 euros o litro no início de Janeiro para 1,413 euros no final de Maio. A gasolina sem chumbo 95 octanas subiu em média de 1,387 euros por litro no inicio de Janeiro para 1,489 euros no final de Maio. A gasolina sem chumbo 98 octanas registou a mesma evolução, dos 1,472 euros por litro no início de Janeiro para os 1,580 euros por litro no final de Maio.

E quanto é que eu fui aumentado? Nem vos digo nem conto.

A média dos preços em cinco meses ronda os 1,254 euros o litro do gasóleo, os 1,403 euros na gasolina sem chumbo 95 octanas e os 1,487 euros na gasolina sem chumbo 98 octanas.

Os dados da DGEG demonstram ainda que os preços no início de Janeiro eram já superiores à média de preços registada no ano anterior.

O aumento do preço dos combustíveis está a causar forte contestação por parte de vários sectores económicos em Portugal e na Europa, principalmente na pesca, nos transportes e na agricultura.

Pois é. Sendo que não vos digo quanto fui aumentado, acrescento que os portugueses devem entender – se possível de uma vez por todas – que José Sócrates não é uma solução para o problema mas, antes, um problema para a solução.

Sem comentários: