O Secretariado Executivo da CPLP veio agora anunciar que o dia da Língua Portuguesa na Unesco se comemora no próximo dia 23, em Paris, com a presença do Secretário Executivo, embaixador Luís Fonseca.
Ao receber esta informação resolvi dar (é como quem diz) uma vista de olhos ao portal da Comunidade de Países de Língua Portuguesa, desde logo porque no passado dia 4 tinha lá estado e o mesmo estava temporariamente (já lá iam dois meses) indisponível.
Chegado ao site encontrei a indicação de que está em manutenção. Não está mal. E se, na era da globalização, a porta de entrada da CPLP está em manutenção depois de um longo período de indisponibilidade, o melhor era encontrar uma solução mais consentânea com a realidade deste organismo. Poderia ser “Encerrado para balanço”.
Substituindo-se ao site (que não existe) da CPLP, o Alto Hama divulga que a terceira celebração do Dia da Língua Portuguesa na UNESCO será aberta pelo Representante Permanente de Angola junto da UNESCO, Embaixador Almerindo Jaka Jamba, pelo Director Geral da UNESCO, Embaixador Koïchiro Matsuura, pelo Presidente da Conferência Geral, Embaixador George Anastassopoulos, e pelo Secretário executivo da CPLP, Embaixador Luís Monteiro da Fonseca, de Cabo Verde. Participará ainda o Presidente do Conselho Executivo da UNESCO, Embaixador Yai.
E, já agora, informa que a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa teve início em São Luís do Maranhão, no Brasil, em Novembro de 1989, por ocasião do primeiro encontro dos Chefes de Estado e de Governo dos países de Língua Portuguesa - Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal e São Tomé e Príncipe -, a convite do Presidente brasileiro, José Sarney.
Nessa ocasião, decidiu-se criar o Instituto Internacional da Língua Portuguesa (IILP), dedicado à promoção e difusão do idioma comum da Comunidade. A CPLP, com população superior a 230 milhões de habitantes, distribuídos por 8 países nos 4 continentes, é supostamente o areópago multilateral para o aprofundamento da amizade mútua e da cooperação entre os seus membros. Criada em 17 de Julho de 1996, a CPLP goza de personalidade jurídica, é dotada de autonomia financeira e promove a aliança e a amizade entre os signatários.
A CPLP tem como objectivo a realização de projectos de promoção e difusão da língua portuguesa, no qual se insere a ideia de comemorar o Dia da Língua Portuguesa. A promoção da língua portuguesa reveste-se de significado muito particular por ser veículo de ensino, alfabetização, acesso às novas tecnologias da comunicação e de informação, divulgação literária, expressão artística multifacética, bem como de preservação do património cultural comum.
Os Estados membros da CPLP actuam em coordenação em diversos países e Organizações Internacionais, nomeadamente no âmbito das Nações Unidas. Os seus membros estão presentes, além disso, em fóruns regionais tais como a União Europeia, a União Africana, a Organização dos Estados Americanos, o MERCOSUR, a SADC, a União Latina e, no caso de Timor-Leste, como observador e futuro membro da ASEAN.
Posto isto: Paz à sua alma!
Sem comentários:
Enviar um comentário