sábado, junho 07, 2008

Dez anos depois da guerra civil
- Como morreu Ansumane Mané?

Como é que morreu Ansumane Mané? Vários testemunhos, muitos deles enviados em forma de relatório para a Amnistia Internacional (AI), dizem que o general não foi morto em combate mas que tinha sido capturado, espancado e fuzilado.

A AI considera, ou considerava em 2002, que «só a assumpção total da veracidade dos factos poderá fornecer credibilidade ao governo da Guiné-Bissau perante a Comunidade Internacional, demonstrando o seu empenho para o estabelecimento de um Estado de facto, democrático e empenhado na defesa dos Direitos Humanos».

A Amnistia Internacional afirma, ou afirmava em 2002, que não foi efectuada qualquer investigação e embora em 2001 tenha sido anunciada a realização de um inquérito parlamentar.

A organização considera, ou considerava em 2002, ser do interesse das autoridades guineenses levar a cabo tal investigação de forma a «levantar as dúvidas suscitadas sobre as circunstâncias da morte do General Ansumane Mané».

Ansumane Mané era um veterano respeitado da luta pela independência do país contra as forças coloniais portuguesas.

A sua suspensão e posterior demissão de Chefe das Forças Armadas, em 1998, pelo antigo, agora actual, presidente João Bernardo «Nino» Vieira desencadeou a guerra civil que decorreu na Guiné-Bissau de Junho de 1998 a Maio de 1999.

O general foi o líder da Junta Militar até à tomada de posse do governo eleito em Fevereiro de 2000. Nessa altura, os membros da Junta regressaram aos quartéis, mas conservaram algum poder.

Em Novembro de 2000 a tensão aumentou quando Ansumane Mané discordou da promoção de vários oficiais, feita pelo presidente Kumba Ialá (ou Mohamed Ialá), e a 22 desse mês forças leais ao chefe de Estado prenderam generais e atacaram vários quartéis em Bissau.

Pelo menos 200 soldados foram presos sob suspeita de apoio a Ansumane Mané e a maioria deles permaneceu na prisão até Junho de 2001, sem julgamento ou processo, tendo sido libertados sob fiança.

O General Ansumane Mané fugiu de Bissau com a família e vários oficiais militares, refugiando-se na missão Católica de Quinhamel. Fugiu posteriormente para o mato com quatro soldados, tendo sido perseguido por tropas leais ao presidente Kumba Ialá.

A 30 de Novembro as autoridades anunciaram que o general e os seus quatro companheiros tinham sido mortos em confrontos com soldados lealistas na área do Biombo, Quinhamel. As autoridades alegaram ainda que o general tinha tentado derrubar o governo.

E qual é a verdade?

1 comentário:

Anónimo disse...

Ansumane Mané foi morto a mando de Kumba Yala. A justica na Guiné sempre se faz com a forca de arma. Quem sabe, tarde ou seja, a familia do tal homem tera justica da mesma forma!