quinta-feira, junho 19, 2008

Número de refugiados bate novo recorde
- O ano passado chegou aos 67 milhões

O número de refugiados e pessoas deslocadas que fogem de conflitos armados ou de catástrofes naturais nunca alcançou um nível tão elevado no mundo, chegando a 67 milhões em 2007, segundo dados do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR).

O número de refugiados que deixaram os seus países por causa de perseguições ou de um conflito aumentou 15,15% para 11,4 milhões de pessoas em 2007, contra 9,9 milhões no ano anterior.

Além disso, 26 milhões de pessoas (24,4 milhões em 2006, ou seja + 6,5%) deslocaram-se no interior de seu próprio país por causa da violência, e outras 25 milhões não tinham para onde ir devido a catástrofes naturais.

"Após uma queda no número de refugiados durante cinco anos, de 2001 a 2005, assistimos a um aumento pelo segundo ano consecutivo", declarou o alto comissário da ONU para os refugiados António Guterres.

Segundo ele, há "novas urgências ligadas aos conflitos em pontos quentes do planeta, a governos ruins, à degradação do meio ambiente devido ao clima que reforça a competição por recursos escassos e ao forte aumento dos preços, uma fonte de instabilidade em vários lugares".

Sem comentários: