segunda-feira, junho 23, 2008

Representante dos jornalistas na CCPJ
- Pela dignificação eu voto na Lista A

Se, e assim é, a liberdade dos outros termina onde começa a minha (e a minha termina, obviamente, onde começa a dos outros); se, e assim é, entendo que é nas pequenas atitudes que se vêem os grandes Homens, vou votar na Lista A na eleição dos representantes dos jornalistas para a Comissão da Carteira Profissional de Jornalista.


São membros efectivos da Lista A:

Daniel Ricardo (carteira profissional 78) - Editor-executivo da revista Visão. Membro do Secretariado (o único, eleito pelos jornalistas), da Comissão da Carteira; Profissional de Jornalista. Foi delegado sindical, pertenceu a vários conselhos de Redacção e integrou a Comissão Organizadora do I Congresso de Jornalistas. É membro do Conselho Geral do Sindicato dos Jornalistas e da Conselho Técnico-Pedagógico do Cenjor (Centro Protocolar de Formação Profissional para Jornalistas); presidente do Conselho Fiscal do Clube de Jornalistas, membro, também, do Conselho Editorial do seu programa na RTP 2 e do júri dos Prémios Gazeta. Integrou a comissão organizadora do I Congresso de Jornalistas... Professor de Jornalismo (desde 1978) e, a partir de 1990, formador do Cenjor. Autor de Manual do Jornalista (Ed. O Jornal, 1989), Ainda Bem que Me Pergunta, Manual de Escrita Jornalística (Ed. Editorial Notícias, 2003) e de três livros de Estilo, incluindo o da Visão; co-autor de O Jornalismo Explicado aos Jovens (Ed. Terramar, 2003).). Iniciou a carreira no diário A Capital, quando ainda frequentava a Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, foi repórter nas revistas Flama e Século Ilustrado, exerceu funções de editor em O Diário e de chefia de redacção no Diário de Notícias, em O Jornal e no Sete (neste também de director-adjunto).

Maria Flor Pedroso (carteira profissional 1130) Editora de Política da Antena1, desde 2003, com a condução de uma entrevista semanal. Apresenta, desde Abril de 2006, As Escolhas de Marcelo Rebelo de Sousa, na RTP. Integrou a Direcção do SJ, de 1989 a 1993 (presidência de João Mesquita). Posteriormente, participou no Conselho Geral do SJ e no Conselho Deontológico. Fez parte da Comissão Executiva do III Congresso dos Jornalistas É licenciada em Sociologia pela UNL. Foi bolseira da FLAD, em 1994, no Boston College of Communication e, como convidada, no German Marshall Fun, em 1996. Começou a vida profissional na Rádio Comercial, em 1984, passando, mais tarde, em 1987, pela RFM. Frequentou o curso de Animadores e Jornalistas da TSF-Rádio Jornal. Foi fundadora da TSF, em 1988. Em 1997, trabalhou como repórter parlamentar da RDP-Antena1,

Paulo Martins (carteira profissional 880) - Chefe de Redacção adjunto do Jornal de Notícias, onde exerce a actividade jornalística desde 1998. Membro da direcção do Sindicato dos Jornalistas durante dois mandatos, entre 1989 e 1993 (presidência de João Mesquita), integra, desde então, o Conselho Geral. Lecciona, como assistente convidado, no Instituto de Ciências Sociais e Políticas, onde, em 1985, completou a licenciatura em Comunicação Social. Iniciou a profissão no extinto vespertino O Globo e, ao longo da década de 80, trabalhou em diversos jornais desportivos (Off-Side, Gazeta dos Desportos e Semanário Desportivo). Em 1989, foi admitido no Diário de Lisboa, onde permaneceu até ao encerramento do jornal, tendo, a seguir, integrado as redacções de A Capital e de O Independente.

Rui Araújo (carteira profissional 771) - Jornalista freelancer, é colaborador da TVI e do semanário francês Le Point. Tem publicado trabalhos no Expresso, Visão, Mariner's Mirror e na revista de jornalismo Nieman Reports, da Universidade Harvard, EUA. Em 2006 e 2007, foi Provedor do Leitor do Público, é membro do International Consortium of Investigative Journalists e formador do Cenjor. Licenciado em Letras pela Sorbonne (Paris IV), foi nieman fellow naquela universidade norte-americana e frequentou um estágio diplomático da agência France Presse. Ganhou oito prémios de reportagem, entre os quais o Prémio Gazeta, do Clube de Jornalistas. Foi chefe de Redacção do programa Enviado Especial, entre outros, bem como chefe de Departamento de informação Multimedia, da RTP, estação da qual foi correspondente em Paris e em Bruxelas. Trabalhou para a Rádio France Internationale, United Press International, CBS News, Libération, ANOP, O Jornal e Público. Foi formador da equipa inicial da TSF. Obras publicadas: Regresso a Timor, À Queima-Roupa, Lisbon Killer - Uma de Cada Vez, Corruption Notebooks (co-autor), A Amante Fatal, Grande Reportagem (co-autor), O Diário Secreto que Salazar não Leu (espionagem em Portugal durante a Segunda Guerra Mundial.

Sem comentários: