Porque, ao contrário de George W. Bush, o primeiro-ministro de Portugal, José Sócrates, não é um “caralho de um ianque de merda”, o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, agradeceu hoje publicamente ao seu amigo José (Sócrates), e ao governo português o "afã de cooperação" com a Venezuela.
"Agradeço ao primeiro-ministro [José] Sócrates e ao governo de Portugal, o seu afã de cooperação com a Venezuela", disse Hugo Chávez durante o programa dominical, radiofónico e televisivo, "Aló Presidente" número 231.
"Que lhe oferecemos nós a eles? Somos um mercado, estamos comprando, somos consumidores e eles estão interessados em colocar produção, mas depois nós lhes oferecemos petróleo", disse.
"Já saiu o primeiro barco venezuelano com um milhão de barris de petróleo, pela primeira vez na nossa história, destinado a Portugal. Já chegou e já descarregou, para assegurar ao povo português que é um povo amigo, um governo amigo, o abastecimento de energia, para ajudar na sua segurança energética e desenvolvimento", disse Chávez.
Portugal e a Venezuela assinaram sábado nove novos acordos de cooperação bilateral que vão permitir a ambos países avançar com projectos nos sectores eléctrico, agro-alimentar e habitação.
Os acordos foram assinados no palácio presidencial de Miraflores, onde além do presidente da Venezuela, Hugo Chávez e do ministro da Economia e Inovação de Portugal, Manuel Pinho, estiveram representantes de duas dezenas de empresas portuguesas interessadas em desenvolver diversos projectos naquele país latino-americano.
É isso aí. Venha o petróleo. Venha. E os amigos são para as ocasiões. Sejam eles hoje Hugo Chávez, José Eduardo dos Santos e Muammar Kadafi e amanhã, quem sabe, Robert Mugabe ou Omar Hasan Ahmad al-Bashir.
1 comentário:
chaves é "broko" ou então está feito com bush...
as suas atitudes, embora façam subir o preço do crude ( e nisso também ganham os republicanos ianquies)apenas beneficia a candidatura de McCain/Palin...
Enviar um comentário