domingo, agosto 24, 2008

Nada como saber escolher os sócios

Américo Amorim fez parceria com Isabel dos Santos, filha do presidente José Eduardo dos Santos. Dificilmente alguém arranjaria melhor parceiro para abrir portas e negócios em Luanda. Américo Amorim é hoje o homem mais rico de Portugal com uma fortuna avaliada em 3,106 mil milhões de euros.

O presidente executivo do Banco BIC Português, Luís Mira Amaral, considerou em tempos recentes (Maio deste ano) que as afirmações do músico e activista irlandês Bob Geldof sobre os governantes angolanos são "totalmente irresponsáveis" e "profundamente desconhecedoras" da realidade angolana.

Esta análise de Mira Amaral, está bem de ver, nada tem a ver com o facto de os maiores accionistas do BIC serem o empresário português Américo Amorim, com 25%, e a Sociedade de Participações Financeiras (SPF), da empresária angolana Isabel dos Santos, filha do presidente José Eduardo dos Santos, também com 25%.

"Qualquer pessoa que seja gestor executivo sabe o que custa fazer as coisas na prática e o tempo que levam a fazer. Quem canta músicas e depois tenta falar sobre coisas sérias, se calhar esta não é sua área específica de competência", disse Mira Amaral, explicando que "são três transições que Angola está a fazer ao mesmo tempo. Portugal não as fez ao mesmo tempo e sabemos as dificuldades que tivemos e se calhar ainda temos".

E Mira Amaral sabe do que fala. Por alguma razão foi ministro do Trabalho e Segurança Social do X Governo Constitucional (1985-1987) e ministro da Indústria e Energia do XI e XII Governo Constitucional (1987-1995).

Recorde-se que Bob Geldof afirmou que "Angola é gerida por criminosos", acrescentando que "as casas mais ricas do mundo do mundo estão [a ser construídas] na baía de Luanda, são mais caras do que em Chelsea e Park Lane".

Sem comentários: