sábado, junho 06, 2009

Violência infantil preocupa autoridades

A directora provincial do INAC (Instituto Nacional de Apoio a Criança), Júlia Katinda, mostrou-se hoje, na cidade do Huambo, preocupada com o aumento de casos de violência infantil.

Em declarações á Angop, a responsável indicou que de Janeiro a Maio deste ano, o INAC registou 20 casos diversos de violência contra menores.

Do número ofensas contra crianças, explicou, 16 correspondem a violação e abuso sexual bem como de agressões físicas, incluindo queimaduras de membros superiores, e espancamento brutal.

Segundo Júlia Katinda, estes números não espelham a realidade da violência infantil na província, pelo facto de muitas pessoas optarem pelo silêncio, ao invés de denunciarem tais práticas.

Preocupada com a situação, Júlia Katinda disse que o INAC tem vindo a redobrar as suas acções de pesquisa de crianças vítimas de violência, bem como de sensibilização e mobilização social sobre a necessidade de apoiar a defesa e a garantia dos direitos dos menores.

Maltratar a criança, advertiu, é o mesmo que comprometer o futuro do país, tendo por isso exortado os cidadãos no sentido de denunciarem os adultos que insistem em praticar actos de violência infantil.

Sem comentários: