segunda-feira, abril 05, 2010

A caminho de Tui... lá vão eles

O actual presidente da Administração Regional de Saúde do Norte (ARSN), Fernando Araújo, garantiu hoje que, em 2009, a afluência às "Urgências" do Centro de Saúde de Valença (Portugal) foi, em média, de 1,7 doentes por dia, no período nocturno.

Fica, pelo menos do ponto de vista estatístico, comprovado que não se justifica ter aberta aquele “urgência”. Do ponto de vista político, mas sobretudo moral, creio que os portugueses deveriam ser algo mais do que números, do que estatísticas.

Já em Janeiro de 2008, quando confrontado com a insatisfação manifestada pela população de Felgueiras com o encerramento do SAP (Serviço de Atendimento Permanente) local, o então presidente ARSN, Alcindo Salgado Maciel Barbosa, foi lapidar: “As pessoas têm direito a ter expectativas, mas não têm direito a ter opinião".

Os portugueses, sobretudo os que frequentam como utentes os SAP, já há muito que desconfiavam que os seus direitos estavam a ser ultrajados.

No caso de Valença a solução até é fácil, rápida e talvez melhor. Rumam ao SAP de Tui, na Galiza. E até não precisam de grandes agradecimentos. Mas fica bem, reconheço, ver casas e estabelecimentos comercias de Valença com a bandeira... espanhola.

Certamente por colocar as pessoas em primeiro lugar, o Centro de Saúde de Tui, aberto 24 horas, está agora ainda mais na rota de uma população que, e não é única, se sente ultrajada por quem manda.

Edificado em 1984, o Centro de Saúde de Tui tem 11 médicos de medicina geral, dois pediatras, 12 enfermeiros, um farmacêutico, três fisioterapeutas, um dentista e um assistente social. Além disso este edifício vai ser substituído por um novo, cuja construção deverá arrancar ainda este ano para ficar pronto num prazo de 24 meses.

"São números oficiais e não há outros: em 2009, no período compreendido entre a meia-noite e as 00:00, foram, em média, 1,7 doentes por dia ao Serviço de Atendimento Permanente [vulgarmente apelidado de Urgências] de Valença", disse hoje à Lusa, Fernando Araújo, presidente da ARSN.

Disse e está dito. E a população de Valença ainda está com sorte por o presidente da ARSN não ser Alcindo Salgado Maciel Barbosa. É que, tanto quanto parece, com Fernando Araújo a população tem direito a ter opinião. Do mal o menos. Não tem SAP mas têm liberdade de opinião.

Além disso nem precisa de passaporte para ir a Tui. Portanto, do lado de cá da fronteira (ou seja, no reino lusitano) a população não tem SAP mas tem placas a indicar o curto caminho para Tui. Também não se pode querer tudo.

Os utentes do Centro de Saúde não se conformam e prometem lutar até que o SAP volte a funcionar 24 horas por dia, como aconteceu até finais de 2009. Fazem mal. Muito mal.

Tui não merece que só se lembrem dele quando troveja...

Sem comentários: