quarta-feira, abril 14, 2010

Sócrates felicita vice-Presidente de Angola
- De bajulação em bajulação a bem da nação

O primeiro-ministro das ocidentais praias lusitanas a norte, embora cada vez mais a sul, de Marrocos, José Sócrates, enviou uma mensagem ao vice-Presidente da República de Angola, Fernando da Piedade Dias dos Santos, a felicitá-lo pela sua nomeação para o cargo.

A mensagem foi entregue ao vice-Presidente angolano pelo embaixador de Portugal em Angola, Francisco Ribeiro Telles, que classificou as relações entre os dois países como "excelentes". Eu diria bem mais do que excelentes... na óptica da Oferta Pública de Aquisição lançada por Angola sobre Portugal.

Tão excelentes como os 68% (68 em cada 100) de angolanos que são gerados com fome, nascem com fome e morrem pouco depois com fome.

Tão excelentes como o facto de 45% das crianças angolanas sofrerem de má nutrição crónica, sendo que uma em cada quatro (25%) morre antes de atingir os cinco anos.

Tão excelentes como Angola ter estado em 2008 na posição 158, no “ranking” que analisa a corrupção em 180 países, e, em 2009, ter passado para a ... 162.

Tão excelentes como a dependência sócio-económica a favores, privilégios e bens, ou seja, o cabritismo, ser o método utilizado pelo MPLA para amordaçar os angolanos.

Tão excelentes como o facto de 80% do Produto Interno Bruto ser produzido por estrangeiros; mais de 90% da riqueza nacional privada ser subtraída do erário público e estar concentrada em menos de 0,5% de uma população.

Tão excelentes como a certeza de que o acesso à boa educação, aos condomínios, ao capital accionista dos bancos e das seguradoras, aos grandes negócios, às licitações dos blocos petrolíferos, estar limitado a um grupo muito restrito de famílias ligadas ao regime no poder.

Sem comentários: