quinta-feira, abril 08, 2010

Solução de Angola para a colónia de Cabinda
passa por prender e matar, matar e prender

A mais recente actuação da polícia de Angola na sua colónia de Cabinda teve a ver com prisão, durante três dias, de um advogado por este ter na sua posse uma camisola com fotos de outros activistas cabindas presos.

Arriscando o pescoço, o deputado angolano Raul Danda, eleito pelo círculo de Cabinda e vice-presidente da Comissão Parlamentar de Direitos Humanos, classificou a acção da polícia angolana como traduzindo o "desespero" do regime liderado pelo Presidente José Eduardo dos Santos.

Cá para mim o regime angolano já mandou reservar, tanto em Luanda como na colónia de Cabinda, um lugar especial na cadeia para Raul Danda. Admito, contudo, que a solução passe por o deputado chocar contra uma bala perdida, numa qualquer esquina de Luanda.

Em causa está, desta vez, a detenção do advogado e jurista Félix Sumbo, que trabalha na companhia petrolífera norte-americana Chevron, acusado de crimes contra a segurança de Estado.

Lembre-se que, segundo o ordenamento jurídico angolano, crime contra a segurança do Estado é tudo aquilo que não agrade ao regime.

"Isso mostra, a meu ver, o desespero deste regime, que sabe que tem um problema a resolver, que é o problema de Cabinda e sabe como resolver o problema, mas não quer a solução", acusou Raul Danda em declarações à Lusa.

Na sua luta pela verdade, que neste caso é sinónimo de suicídio, Danda diz que "a solução está aí e que passa pelo diálogo com as populações de Cabinda”, de modo a “se encontrar uma solução digna".

A detenção de Félix Sumbo ocorreu domingo, na sequência de curtas férias em Ponta Negra, na vizinha República do Congo.

Na fronteira, a polícia revistou a bagagem de Félix Sumbo e da mulher e como não encontrou nada que classificasse como ilegal, insistiu em revistar o carro, estacionado do lado angolano da fronteira.

"Não tendo encontrado nada, os agentes da polícia acompanharam-no até à sua viatura e disseram que queriam ver uma camisola" que estaria no interior. "Isso só prova que eles terão utilizado uns mecanismos quaisquer para verificar o interior do carro", explicou Raul Danda.

A camisola então encontrada tem seis fotos de "destacados activistas de Direitos Humanos, de colegas e irmãos detidos arbitrariamente em Cabinda" na frente e nas costas a expressão "A Verdade nos Libertará", disse Raul Danda à Lusa.

Félix Sumbo foi posto em liberdade na terça-feira e no dia seguinte apresentou-se como requerido no Ministério Público, em Cabinda, onde, segundo Raul Danda, lhe deram a assinar um documento com alegadas declarações suas.

"Foi-lhe apresentado um documento que continha mentiras aberrantes. Um documento que diziam ter sido as suas declarações, segundo as quais nós nos tínhamos deslocado ao Congo para produzir 3 mil camisolas daquelas e aquela era o protótipo", relatou.

Para Raul Danda, a alegação constitui uma aberração: "A amostra fica em Cabinda e nós vamos ao Congo reproduzir as camisolas. Nem nisso tiveram inteligência suficiente".

O deputado Raul Danda enquadra este episódio no quadro do relacionamento do governo central, em Luanda, com os ativistas cabindas: "Está a perseguir sistematicamente a sociedade civil, sobretudo a intelectualidade, com uma vontade de meter toda a gente na cadeia".

Sem comentários: