A União Europeia (UE) prepara-se alargar a todas as companhias de transportes aéreos de Angola a proibição de voar na Europa que até agora apenas incluía a TAAG. O que estará a motivar esta estratégia europeia?
O Comité de Segurança Aérea da UE, reunido de segunda a quarta-feira na capital belga, concordou com a proposta da Comissão Europeia de adicionar à "lista negra" de transportadoras proibidas de voar na Europa todas as empresas angolanas que ainda não fazem parte dessa lista.
O comissário Europeu responsável pelo Transporte Antonio Tajani vai notificar hoje o Parlamento Europeu da posição assumida pelos especialistas europeus e esta instituição deverá dar o seu parecer antes da medida entrar em vigor "nas próximas semanas".
A mesma fonte explicou que o executivo comunitário concluiu que os problemas de segurança detectados na TAAG ainda não foram corrigidos e que são comuns a todas as empresas de transportes aéreos de Angola.
Segundo fonte do Eurocontrol, a organização europeia responsável pela segurança aérea no espaço dos 27, a transportadora angolana SonAir é a que mais voos realiza para o espaço europeu. Trata-se de voos "não regulares", principalmente relacionados com a deslocação de pessoas e entidades públicas à Europa.
Na lista de empresas de transporte aéreo angolanas, que na sua maior parte apenas realizam voos locais no país ou regionais em África, fazem parte a Aeronáutica, Aero Tropical, Air 26, Air Gemini, Alada, Angola Air Charter, Diexim Expresso, Planar, SAL e Transafrik International.
Em 4 de Julho de 2007, Bruxelas anunciou a inclusão da TAAG na lista negra das empresas interditas de operar na Europa, por motivos de falta de segurança, depois de o Comité de Segurança Aéreo, uma semana antes, ter aprovado por unanimidade uma decisão nesse sentido.
O processo relativo à TAAG remonta a Abril de 2006, tendo sido a França a detectar "sérias deficiências" ao nível de segurança na frota da transportadora angolana.
A "lista negra" da Comissão Europeia inclui cerca de uma centena de companhias aéreas proibidas de voar no espaço europeu por não aplicarem as normas de segurança e constituírem um perigo para os passageiros.
A lista é elaborada com base em contribuições nacionais dos Estados-membros, que comunicam a Bruxelas quais as companhias com eventuais problemas.
A Comissão Europeia tinha decidido a 11 de Abril último manter a TAAG na "lista negra", considerando que "continuam a verificar-se deficiências significativas na área da segurança".
"A decisão tem em conta os esforços envidados pela companhia aérea e pelas autoridades angolanas", reconheceu a Comissão Europeia na altura, num comunicado divulgado em Bruxelas, acrescentando, no entanto, que "continuam a verificar-se deficiências significativas na área da segurança que ambas as entidades deverão corrigir para que a TAAG possa ser retirada da lista".
A "lista negra" das companhias de aviação proibidas de operar no espaço aéreo dos 27 é actualizada trimestralmente.
2 comentários:
A TAAG
Aí, Aí, Aí.
Em dois anos dormiram a sombra da (bananeira) do petróleo, e dos diamantes e não trabalharam.
Além de terem lançado cá para fora que a TAP quer comprar a TAAG.
Por Favor façam alguma coisa.
É demais, deixarem também perder-se a TAAG para mãos...
Há coisas que são uma questão de honra.
Não será o caso da TAAG?
Quem achar que não que diga.
Tenho saudades do tempo em que aterrava em Luanda no DC10 das Linhas Aéreas de Moçambique, um calor que queimava, e vinham dizer a tripulação que o homem do Handling saiu para almoçar, e como não havia transporte saiu no trator de puxar a escada e encostar a porta de saida dos Passageiros.
Era o máximo. Ninguém, levava a mal.
Nossas insuficiências. Mas nossas.
Honra? Isso já é raro na banda. Agora estamos rodiados por bajuladores do regime, traidores do povo. Traiam a propria mãe por dinheiro poder e fama. Esta lançada a vergonha nacional. E a culpa é do PR JES, MPLA e da UNITA, eles todos é que fizeram a Angola de hoje!
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