quarta-feira, abril 22, 2009

Portugal salva guineenses ao “exportar” leis

O Parlamento português vai cooperar com a Assembleia Nacional da Guiné-Bissau na elaboração de um conjunto de leis relacionadas, sobretudo, com a saúde e educação sexual e direitos das mulheres, anunciaram hoje deputados dos dois países.

Como se vê, é mesmo disso que os guineenses precisam. Falta-lhes comida, assistência médica, escolas, casas... mas vão com certeza ter boas leis.

Convenhamos, contudo, que as boas leis são vitais para a actual situação da Guiné-Bissau. Creio até que terão em anexo um manual de instruções, do tipo: a lei “x” deve ser tomada acompanhada de leite ao pequeno almoço.

Mas, mesmo neste caso, será complicado cumprir. É que a esmagora maioria dos guineenses não tem leite para beber e não sabe o que é isso de pequeno almoço.

Tudo leva a crer que este contributo dos deputados portugueses irá alterar decisivamente o facto de, segundo os indicadores das Nações Unidas, um em cada 13 partos na Guiné-Bissau acabar com a morte da mulher e apenas 39 por cento dos nascimentos ocorrem com algum tipo de assistência médica. Ou de cerca de 24 por cento das crianças morrem antes de completarem cinco anos de vida.

Sem comentários: