Kampuni, assim se chama a primeira revista que irá abordar em exclusivo os assuntos ligados à mulher na Guiné-Bissau, lançada em Bissau por uma jovem recém-chegada ao país, após concluir os estudos no Brasil.
Licenciada em jornalismo e ex-modelo, Tania Proença Tavares criou e dirige a revista Kampuni (expressão que em dialecto Bijagó significa rapariga), uma publicação mensal que irá centrar-se no dia-a-dia da mulher guineense.
Os aspectos ligados à cultura e literatura merecerão uma atenção especial, mas os sucessos e os insucessos da mulher guineense serão o enfoque central da revista, que traz na capa da primeira edição a fotografia da jovem Rosa da Cunha, Miss Guiné-Bissau 2008, coroada em Portugal.
No editorial, a Kampuni é justificada como fazendo parte de “um desabrochar e emergência de uma certa classe política feminina” na Guiné-Bissau, facto que a promotora da revista entende que deve ser trazido ao de cima através da comunicação social.
A revista traz ainda uma longa entrevista com Francisca Pereira, um dos “rostos” da classe política guineense e veterana da luta armada pela independência do país, além de ter sido várias vezes ministra e responsável por altos cargos públicos.
Uma reportagem com a actriz, cantora e modelo moçambicana Vânia Oliveira, a residir em Portugal, e uma breve história de vida de Michel Obama, a mulher do Presidente dos Estados Unidos, são outros dos temas da primeira edição da Kampuni.
A revista de Tania Tavares também apresenta ao público uma reportagem sobre a mulher no mundo rural na Guiné-Bissau, falando da “dura realidade” que é viver no campo.
As exóticas fotografias das meninas Bijagós durante o Carnaval, em Bissau, o lançamento do ultimo livro de Odete Semedo, uma das poucas escritoras da Guiné-Bissau, uma entrevista com Djanira Batista, jovem modelo guineense que deu cartas no mundo da moda no Brasil, e a história da cantora Dulce Neves, são ainda outros dos assuntos focados pela Kampuni.
O numero zero fechou com breves conselhos sobre os cuidados que uma mãe deve ter para com uma criança, dando enfoque nos aspectos da amamentação, a questão do HIV/SIDA, as preocupações dos organismos internacionais com a “alta taxa de mortalidade materna” e a problemática questão da mutilação genital feminina na Guiné-Bissau.
4 comentários:
Gostaria de ler esta revista, sabe indicar onde pode comprar-se? Se tem site na internet? Mais pormenores sobre a distribuição? Obrigada.
grande revista...os maiores sucessos
Em primeiro lugar parabenizar a iniciativa pela revista Kampuni, meus votos de sucesso nesse longo desafio...
Fiquei a saber da revista esta manhã porque vi o lançamento na Rtp/Africa. e ouvia a Diretora a dizer que o sonho do grupo é fazer a revista chegar em todos paises da CPLP. Assim uma vez que sou jovem Moçambicano e vivo em Maputo onde trabalho como jornalista gostaria de coolaborar com a vossa equipe naquilo que for possivel e preciso.
forte abraço
Aurélio Sambo
aureliosambo@gmail.com
Parabéns pela iniciativa, agora a nossa querida pátria terá uma nova faca..." Nindó na benciu"
Enviar um comentário