segunda-feira, maio 25, 2009

“Abraço a África” a partir de Santarém

A IV Semana Africana decorre de terça-feira a domingo, em Santarém (Portugal), com muita música e gastronomia africana, além de exposições de artesanato, pintura e livros, workshops, uma sessão de poesia e baile com desfile de trajes africanos.

Cremilde Salvador, docente da disciplina de Literatura e Cultura Africana na Universidade da Terceira Idade de Santarém (UTIS), disse hoje à agência Lusa que a iniciativa, que tem vindo a ser organizada com os alunos dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP) do Instituto Politécnico de Santarém (IPS), conquistou já muita gente exterior a estas instituições, que “aderiu de alma e coração” ao evento.

Lamentando que a Semana não tenha podido começar hoje, Dia de África, uma vez que segunda-feira é o dia de descanso do Teatro Sá da Bandeira, onde se concentram as actividades, Cremilde Salvador realçou o carácter aberto da iniciativa, destinada não só aos que “querem matar saudades” mas também aos que, não conhecendo África, podem “ouvir, sentir, participar”.

Intitulada este ano “Abraço a África”, a Semana Africana inicia-se com a inauguração de uma exposição de pintura, quadros da autoria de alunos da UTIS sobre a temática africana, e artesanato feito por um português com 99 anos, havendo, todos os dias à noite, música e gastronomia africanas.

Contos africanos para crianças de jardins-de-infância e escolas do primeiro ciclo do concelho, ateliers de trancinhas, de construção de máscaras, de dança, torneio de damas, uma exposição de livros e CD de autores africanos, são outras iniciativas agendadas ao longo da semana.

A tarde de sábado é dedicada à literatura africana, com a presença de escritores como Delmar, Matsinhe, Jorge Viegas, Paula Ferraz e Domingos Lobo, seguindo-se uma sessão de música e dança pelas Senhoras Batucadeiras da Associação Moinho da Juventude do Bairro da Cova da Moura.

Domingo, no restaurante do Interparoquial, há jantar de gala, com baile a preceito e desfile de trajes africanos.

Sem comentários: