A Comissão Europeia lançou hoje o primeiro sítio de Internet multilingue com uma compilação de artigos de imprensa sobre assuntos da União Europeia, disponível em 10 línguas, entre as quais o português.
O serviço, acessível através do endereço http://www.presseurop.eu/, oferece uma selecção de artigos publicados no próprio dia ou na véspera pela imprensa europeia e internacional - jornais, revistas e edições on-line - referentes à actualidade da UE, em domínios como política, economia, sociedade, mundo, ambiente, ciência e cultura.
Os artigos são complementados com análises e ilustrações, tratando-se de um sítio de Internet interactivo, com fóruns temáticos, sondagens "online" e a possibilidade de os visitantes comentarem os artigos publicados.
O executivo comunitário explicou hoje que os artigos são seleccionados de acordo com a sua pertinência e credibilidade, sendo monitorizadas diariamente cerca de 250 publicações, tais como o Le Monde, Fígaro, Financial Times, The Economist, Washington Post e Corriere della Sera, aponta a Comissão a título de exemplo.
Com vista à selecção (e tradução) dos artigos a serem publicados no "website", há uma rede de jornalistas em vários países que monitorização a imprensa local e 10 jornalistas a tempo inteiro: sete em Paris, e um em Lisboa, em Roma e em Varsóvia.
A iniciativa é lançada pela Comissão e um consórcio liderado pelo Courrier International, que inclui o Courrier Internacional em Portugal e ainda o Internazionale em Itália e o Fórum Polityka na Polónia.
Sendo o objectivo da Comissão que o "presseurop.eu" esteja disponível em 23 línguas dentro de cinco anos, para já apenas estará acessível em 10: português, alemão, inglês, italiano, espanhol, francês, holandês, polaco, romeno e checo.
Sem comentários:
Enviar um comentário