sábado, maio 30, 2009

A única excepção vem, é claro, do PS

O secretário-geral do PS (Portugal) afirmou hoje que há sindicatos que são instrumentalizados e que funcionam como correia de transmissão de partido, dizendo mesmo que há sindicalistas com maior interesse pelas eleições do que pelos seus sindicalizados.

A única excepção, está à vista, diz respeito aos sindicatos e aos sindicalizados do PS. Esses são necessariamente parte de uma casta superior.

José Sócrates falava no comício de Braga da campanha, referindo-se à manifestação de hoje convocada por sindicatos contra a política do Governo e que contou com mais de 50 mil portugueses de segunda (todos aqueles que não são deste PS).

O líder socialista fez questão de frisar que as lutas sindicais são legítimas, mas deixou uma nota de condenação em relação ao protesto dos professores. São legítimas, entenda-se, desde que não colidam com os superiores interesses dos donos do reino.

"O que não é legítimo é que as lutas sindicais sejam instrumentalizadas em favor dos interesses partidários. Quando alguns sindicalistas mostram maior interesse pelos resultados das eleições do que pelos interesses dos seus associados, eu quero dizer que isto não prestigia o sindicalismo português", acusou Sócrates.

Claro. Claro. O prestígio dos sindicatos, dos sindicalistas, dos sindicalizados é directamente proporcional às vezes em que estiverem de acordo com o dono da verdade, neste caso, José Sócrates.

Para o líder socialista, "os sindicatos não devem ser correias de transmissão de nenhum partido político". De nenhum, também não é justo. Sejam ao menos do PS.

"Vi esta tarde imagens de uma manifestação de professores em Lisboa. Acontece que vi lá vários dirigentes partidários. Mas no PS não instrumentalizamos lutas sindicais. Nós aqui fazemos campanhas eleitorais, sem disfarces, de cara destapada e sem andar a reboque de nenhum sindicato", afirmou.

Lata não falta. Creio, aliás, que a recuperação económica de Portugal passa por industrializar o fabrico de lata, produto que nasce em todos os cantos e esquina e é ao preço da chuva.

Sem comentários: