Portugal é o país mais competitivo do Sul da Europa, segundo o ranking da universidade suíça Institute for Managment Development (IMD), hoje divulgado, tendo subido três lugares face a 2008.
Cá para mim, Portugal é igualmente o país mais competitivo dos países do Norte de África dos quais, aliás, está cada vez mais próximo.
Segundo os dados do IMD, no World Competitiveness Yearbook 2009, divulgados pelo gabinete do Plano Tecnológico, Portugal ultrapassou a Espanha, pela primeira vez desde 2005, a Itália e a Grécia, ocupando o 34º lugar numa lista de 57 países.
É claro que saberia melhor estar em 34º lugar se a lista em vez de 57 países tivesse muitos mais. Creio que o IMD está a pactuar com a Oposição portuguesa para minimizar a excelência do trabalho da equipa de José Sócrates. E, convenhamos, não custava nada incluir mais umas dezenas de país, começando no Burkina Faso e acabando na Birmânia.
Em relação aos países da União Europeia, Portugal ocupa o 16º lugar, tendo ganho duas posições ao ultrapassar a Espanha e a Estónia. É obra. Começo a acreditar que a competitividade é directamente proporcional ao número de desempregados...
Dos 24 países da UE incluídos no estudo - Letónia, Malta e Chipre não foram considerados - 12 desceram de posição e quatro mantiveram-se no mesmo lugar.
Face a 2007, Portugal ganhou também cinco posições e relativamente a 2005 outras duas, tendo sido um dos cinco países da UE que mais melhoraram neste ranking em 2008.
O comportamento de Portugal no quadro da União Europeia apenas é comparável ao da Alemanha e Suécia (também subiram três lugares) e inferior ao progresso da Lituânia (subiu cinco posições) e da Finlândia (progrediu três posições).
Parabéns senhor engenheiro!
Sem comentários:
Enviar um comentário