quarta-feira, maio 27, 2009

Mais cinco mil barris de petróleo por dia
E o povo, bem esse tal de povo que se lixe

Uma nova descoberta petrolífera foi hoje anunciada em Luanda, capital do reino do MPLA, pela Sociedade Nacional de Combustíveis de Angola (SONANGOL) e pela British Petroleum (BP).

Segundo um comunicado da companhia petrolífera angolana, o novo poço com a capacidade de produção de cinco mil barris diários, denominado “Oberon-1” foi perfurado a 1.624 metros de profundidade de água, com a profundidade total de 3.622 metros abaixo do nível do mar.

O poço está situado na parte sul do bloco 31 das águas ultra profundas do “offshore” angolano e aproximadamente a 335 quilómetros a noroeste de Luanda, e a quatro quilómetros a nordeste do campo “Dione”, sendo a décima oitava descoberta da BP neste bloco.

No bloco 31, a SONANGOL é a concessionária com 20 por cento de interesses, a British Petroleum operadora (26.67 por cento), a Esso Exploration and Production Angola (25 por cento), a Statoil Angola A.S, (13,33 por cento), a Marathon International Petroleum Angola (10 por cento) e a TEPA (cinco por cento).

Entretanto, ali ao lado, do outro lado da rua, nas traseiras dos condomínios de luxo, o povo continua a procurar nos caixotes do lixo alguma coisa para comer.

Eu sei que estamos a falar de países diferentes. Um é o dos poucos que têm milhões, o outro dos milhões que têm pouco ou nada. O facto de ser tudo em Angola é, claro está, mera coincidência.

Sem comentários: