terça-feira, junho 09, 2009

Quem tem bons amigos não morre no BPN

Dias Loureiro, antigo administrador da Sociedade Lusa de Negócios, que detinha o Banco Português de Negócios (BPN), é amanhã homenageado em Aguiar da Beira, onde nasceu há 57 anos e onde mantém amigos e ligações familiares e políticas.

A autarquia, liderada por Fernando Andrade (PSD, pois claro!), seu amigo e compadre (ainda por cima!), decidiu aproveitar o Dia de Camões, de Portugal e das Comunidades Portuguesas para homenagear todos os autarcas eleitos desde 1974.

Uma boa razão, entre 500 outras.

Entre esses autarcas destaca-se Manuel Joaquim Dias Loureiro, que foi presidente da Assembleia Municipal entre 1997 e 2005 e que no passado dia 27 de Maio abandonou o Conselho de Estado na sequência do inquérito ao caso BPN.

Fernando Andrade realça que Dias Loureiro "foi e é" uma pessoa muito presente em Aguiar da Beira, onde existe uma das primeiras sucursais do BPN, por baixo da casa onde vive a sua mãe. Portanto, nada mais elementar.

"Tem uma vida muito ocupada mas nunca esqueceu a sua terra e as suas gentes. Procura vir com assiduidade e conviver com as pessoas daqui", afirmou à Agência Lusa, contando que esse convívio muitas vezes se estende durante a noite, "para jogar às cartas e ao xincalhão" com os amigos.

Na sua opinião, pode "aprender-se muita coisa" com Dias Loureiro, "um homem muito humano, muito sensível aos problemas sociais", dedicando-se, por exemplo, a apoiar crianças abandonadas.

"É um humanista por excelência, daí a razão porque todos nós o admiramos e temos por ele um grande apreço, porque dele vêm bons exemplos e há-de ser, com certeza, um exemplo a seguir nesta terra e neste país", considerou.

Por tudo isto, Fernando Andrade está convencido de que, em Aguiar da Beira, "a maioria absoluta das pessoas continua a ter por ele a mesma admiração e não acredita sequer, daquilo que o acusam, que ele tenha alguma culpabilidade".

A mesma convicção tem José Ferreira, comandante dos Bombeiros Voluntários, que apontou Dias Loureiro como "uma referência" para os "soldados da paz" portugueses.

Lembrou que, durante a época em que Dias Loureiro foi presidente da Assembleia Municipal, "os seus honorários todos os meses eram canalizados para os bombeiros de Aguiar da Beira", bem como os resultantes de "entrevistas que dava às diversas televisões".

"Sempre canalizou para esta casa o que podia e o melhor que conseguia arranjar, a pensar nos bombeiros e na vila. Quase 50 por cento das viaturas que estão aqui terão um bocadinho da vontade dele", frisou.

Quem conhece Dias Loureiro desde os tempos em que brincava no largo dos monumentos e ajudava os pais ao balcão da mercearia, também recorda a "jóia de criança" que era e a "pessoa excepcional" em que se tornou.

É o caso de Aníbal Ferreira, 76 anos, que se congratula por Dias Loureiro continuar a visitar frequentemente a casa da mãe, de quem é vizinho.

"Vem muita vez. Este quintal aqui de frente é deles e todas as vezes que ele cá vem eu vejo-o ali. Fico satisfeito quando vejo. Anda mais a mãe, a D. Maria da Luz. É gente impecável", frisou, acrescentando não acreditar "em nada do que dizem dele".

Apesar de ter dinheiro, ainda que "poucochinho", na sucursal do BPN situada a quatro passos de sua casa, não correu a levantá-lo, porque diz "confiar plenamente" em Dias Loureiro.

Outros populares ouvidos pela Lusa confirmam que a polémica em torno do BPN não abalou a confiança no ex-conselheiro de Estado.

"Continua a ser uma pessoa muito querida da terra", garantiu Rosa Duarte.

"É um grande homem, fez muito pelo concelho. Vem aqui constantemente e auxilia naquilo que pode", acrescentou Vasco Franco, antigo colega de colégio.

... e estamos conversados.

1 comentário:

Calcinhas de Luanda disse...

Portugal é uma país intrinsecamente fascista, por isso tudo isto é lógico.