segunda-feira, junho 08, 2009

Só o "Forte da Quissala" é património
cultural e histórico de âmbito nacional

A Direcção Provincial da Cultura no Huambo controla, actualmente, 121 monumentos e sítios, dos quais apenas o "Forte da Quissala", símbolo da luta de resistência dos povos nativos contra a ocupação colonial está classificado como património cultural e histórico de âmbito nacional.

Segundo a lista provisória do inventário feito pelos técnicos da Direcção Provincial da Cultura, alguns destes lugares, que constituem o património histórico-cultural desta província, encontram-se em estado avançado de degradação, além de estarem a ser invadidos, o que coloca em risco a sua existência.

As autoridades locais explicam que o "Forte da Quissala", localizado nos arredores da cidade do Huambo, está em vias de extinção, devido à sua proximidade com o mercado informal, pelo que devem ser tomadas medidas cautelares que passam em vedar o local.

Além deste monumento, a Direcção Provincial da Cultura alerta para os riscos de deterioração da estação meteorológica de Feti, local onde, segundo fontes históricas, surgiram os primeiros povos umbundos e nganguelas. No mesmo local, reza a história, foram feitas as primeiras fundições de ferro, no século XIII.

Localizada no sector de Ngove, a 120 quilómetros a sudoeste da cidade do Huambo, a estação meteorológica de Feti assemelha-se a uma península. Corre, contudo, o risco de desaparecer, devido às obras em curso na barragem hidroeléctrica do Ngove.

"Quando são abertas as comportas da barragem, a estação meteorológica de Feti fica em terra firme, mas em caso contrário fica submersa nas águas", esclarece a Direcção Provincial da Cultura.

A lista do inventariado sublinha que os 121 monumentos e sítios estão divididos em monumentos de arquitectura civil (12), arquitectura religiosa (26), arquitectura militar (9), sítios arqueológicos (6), sítios históricos (18), zonas históricas (11), zonas paisagísticas (22), símbolos do poder tradicional (8) e estátuas (9).

A província do Huambo "é muito rica em tradição de monumentos e sítios, muitos dos quais são locais históricos de batalhas e também residências antigas que devem ser conhecidas, divulgadas, conservadas e preservadas como cultura de um povo", considera a Direcção Provincial da Cultura.

Sem comentários: