sábado, abril 17, 2010

Mexias em alta e mexilhão fod... e mal pago

Há quem diga que o governo das ocidentais e putrefactas praias lusitanas foi desrespeitado ao não conseguir travar, entre outros, o regabofe “mexiânico” (EDP) e “zeinal baviano” (PT) que comanda o reino.

Desrespeitados, fod... e mal pagos foram, são e serão – isso sim – os pensionistas de miséria, os 40% de cidadãos que já abriram a porta à entrada da fome e, é claro, os 700 mil desempregados.

O gestor, cérebro, alma, coração, motor etc. da EDP ganha o dobro do que ganham os seus homólogos francês ou espanhol. É assim mesmo. E para Mexia ganhar o que ganha, é claro que o mexilhão tem de continuar a ter pratos vazios, tem de continuar a não ter dinheiro para os medicamentos, tem de continuar a calcorrear os córregos sinuosos e putrefactos do desemprego.

São, é claro, os benefícios da democracia e o resultado da justiça social prometida há 36 anos. São ainda os bons exemplos de um Programa de Estabilidade e Crescimento que vai continuar a tirar aos pobres para dar aos ricos.

Assim, os accionistas da PT e da EDP, empresas sustentadas também com o dinheiro que é tirado aos portugueses, estiveram-se nas tintas (solidariedade de classe ou casta dominante) para a recomendação do Governo e da Caixa Geral de Depósitos e aprovam a política de remuneração que permite a entrega de bónus aos gestores.

António Mexia e Zeinal Bava vão assim continuar a rir da chipala de milhões de portugueses, sejam eles pensionistas, reformados, desempregados, pré-desempregados, jovens, velhos, mulheres, homens ou crianças.

E assim, enquanto o navio se afunda mas, sobretudo, enquanto os portugueses não resolverem sair à rua de canhangulo na mão, António Mexia poderá continuar a receber remunerações e bónus de 3,1 milhões de euros.

Segundo Francisco Louçã, os "3,1 milhões euros que António Mexia ganhou num ano, como prémio de desempenho, significa que ganhou em cada mês 25 anos de salário médio de cada português, mais do que o presidente da Microsoft, a maior empresa do mundo”.

É mesmo caso, apenas mais um, para se dizer: é fartar vilanagem! Ou, que a revolução saia à rua.

2 comentários:

ELCAlmeida disse...

Não percebo porquê tanta celeuma por os accionistas não ter acatado a decisão do Governo.
No caso da EDP o presidente da AG foi claro e limitou-se a cumprir os estatutos da Empresa.
Agora se o governo quer mesmo fazer alguma coisa então que taxe estes bónus em 80% e, por certo, que toda a AR dará o seu avale.
O problema é se o governo tem tomates para isso ou se... está msmo manso...
Kdd
EA

Anónimo disse...

O problema é saber se quem manda é o governo ou esta máfia. Ou as golden share servem para tudo, menos para alterar estatutos, ou para recusar os preços especulativos impostos à população que está a pagar este regabofe?
Um abraço
Pedro C